Samuel Barbosa (abaixo, à dir.) é o protagonista da ópera “Serafim e o lugar onde não se morre”, que será apresentada nesta quarta, quinta e sexta, no Palácio da Cultura Sônia Cabra
Aluno do Projeto Vale Música Espírito Santo desde 2013, o jovem Samuel Barbosa vive um momento especial em sua carreira: ele vai estrear como cantor lírico solista na ópera “Serafim e o lugar onde não se morre”, de Guilherme Bernstein, com produção do Coletivo das Artes. A montagem será apresentada nesta quarta e quinta, às 15h, e nesta sexta, às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A entrada é franca.
“Estou me sentindo muito feliz e realizado por participar de uma ópera ao lado de ótimos cantores e ao lado do meu professor Licio Bruno, uma referência no canto lírico no Brasil e no mundo”, afirma o tenor de 21 anos, que atualmente é monitor do Coral Jovem Vale Música.
Na ópera, ambientada em um sertão atemporal e mítico, Samuel dará vida ao jovem Serafim, que vê seu melhor amigo, Januário, morrer ao cair de uma árvore. Inconformado com a futilidade da morte, o jovem deixa sua mãe para buscar o “Lugar onde não se morre”. Em sua jornada, Serafim encontra um velho; depois outro e ainda um terceiro. Cada um destes velhos lhe conta sobre a sua forma de lidar com a morte. Como nenhuma delas interessa a Serafim, ele continua sua busca e, seguindo o curso de sua vida, vai amadurecendo, encontra e perde o amor, até vislumbrar uma nova forma de lidar com a vida.
Além da expectativa vivida com a estreia mundial desta ópera brasileira, Samuel Barbosa destaca a oportunidade de trabalhar com o maestro e compositor Guilherme Bernstein. “É uma experiência sensacional, porque durante toda a montagem o personagem conversa com a música que foi criada pelo compositor”, observa.
Samuel iniciou seus estudos musicais no Projeto Vale Música aos 12 anos, onde descobriu a paixão pelo canto, apresentando-se como coralista e depois solista nos concertos realizados pelo Coral Jovem Vale Música em teatros do Espírito Santo. Atualmente cursa o 5º período de Licenciatura em Música, na Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, e faz parte do ensemble de cantores solistas do Coletivo das Artes.
A ópera “Serafim e o lugar onde não se morre” foi selecionada pelo FunCultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
- Programe-se:
Ópera “Serafim e o lugar onde não se morre”
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Datas e horários: dias 06 e 07 de abril, às 15h; e 08 de abril, às 20h
Ingressos: Gratuitos
Projeto selecionado pelo FunCultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)
- Ficha Técnica:
Guilherme Bernstein – compositor e diretor musical
Licio Bruno – direção cênica
Adalgisa Rosa – cenografia e adereços
David Scardua – figurinos e visagismo
Reinaldo Filho – iluminação
Ramon Lorete – pianista
Coletivo das Artes – produção geral
- Elenco:
Samuel Barbosa, tenor – Serafim
Adalgisa Rosa, mezzo-soprano – Mãe & Velha
Luana Shaeffer, soprano – Luzia
Arifer Gomes, tenor – Velho & Jovem
Max-Michel Alves, tenor – Velho & Jovem
Participação especial: Licio Bruno, baixo-barítono – Januário / Velho & Jovem
- Orquestra:
Wagner de Souza – 1º violino
Felipe Ribeiro – 2º violino
Ildefonso Barros – Viola
Sanny Souza – Cello
Jean Almeida - Contrabaixo
Danilo Klem – Flauta
Suzi Arantes – Flauta
Cristiano Costa – Clarineta
Renan Sena – Trompete
Mizael Andrade – Trompete
Ricley Ribeiro – Trombone
Gabriel Novais - Percussão
Ramon Lorete - Piano
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]