Gestão pública cultural é tema de palestra no Curso de Introdução à Regência

O maestro Marcelo Maganha contará sua experiência à frente da Orquestra Municipal de Lençóis Paulista (SP) e como secretário municipal de Cultura aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência, no próximo sábado (13), das 13h às 17h, pela plataforma Zoom


Regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica Jovem e da Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista (SP), município no qual exerce a função de secretário municipal de Cultura, Marcelo Maganha possui ampla experiência como maestro, professor e gestor público. Em sua palestra para os alunos do Curso Online de Introdução à Regência, no próximo sábado (13), das 13h às 17h, o maestro abordará a importância das noções de gestão pública cultural e das parcerias com a iniciativa privada para a administração da carreira pública e artística dos futuros regentes.

A aula terá transmissão online, pela plataforma Zoom, para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional.


Biografia

Formado em Regência Instrumental e trompete erudito pelo Conservatório de Tatuí (SP), o maestro Marcelo Maganha é graduado em Regência com Licenciamento em Artes, pós-graduação em Regência Orquestral e mestrado. Entre outras atividades, é regente titular e fundador da Orquestral Municipal de Sopros de Lençóis Paulista, da Banda Sinfônica Jovem, da Banda Municipal de Macatuba e da Big Band “Cidade do Livro”. Foi professor da Funarte e professor de regência e coordenador no Conservatório de Tatuí, além de ter sido regente adjunto da Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica desta mesma instituição. Realizou concertos com orquestras e bandas sinfônicas de vários países das Américas, África e Europa, além de outros trabalhos como regente convidado em vários estados brasileiros. Tem no currículo gravações de vários CDs e DVDs com grandes artistas, orquestras e bandas, além da estreia de mais de 390 composições e arranjos nacionais e internacionais.

O maestro recebeu várias honrarias no Brasil e no exterior por sua atuação como gestor público cultural, regente e professor, em função dos relevantes trabalhos prestados à cultura, sendo mais de 40 moções e o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural “Maestro Carlos Gomes”, e também a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil na ONU. Atualmente também é professor e coordenador de pós-graduação em regência orquestral pela FACEC/ALPHA.

Na entrevista a seguir, o maestro Marcelo Maganha adianta os temas que serão abordados na palestra “Gestão Pública Cultural, Regência e Direção Artística na Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista (SP)” e reitera a importância das parcerias público-privadas para a democratização do acesso da população aos bens culturais: “Iniciativas como a do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música são de extrema importância, colaborando para o acesso e à amplificação das políticas de difusão da arte/cultura como um todo. Este projeto mostra o comprometimento da Vale com o acesso da população à cultura, prezando pela formação do músico e pela construção de uma sociedade mais igualitária”, afirma.

Sua palestra tem como tema “Gestão Pública Cultural, Regência e Direção Artística na Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista (SP)”. De que forma pretende transmitir este conhecimento aos participantes do Curso e quais os tópicos da sua aula-palestra?

Pretendo elencar os vários pontos dos meus 30 anos de carreira como músico profissional desde a minha entrada no meio musical, com apenas sete anos, estudando violão erudito e começando os estudos como trompetista da Banda Municipal de Lençóis Paulista. Sou de família humilde, onde meu pai sempre foi mecânico (hoje aposentado), minha mãe “do lar”, cuidando de quatro filhos que sempre almejaram viver da música. Vou falar das dificuldades em realizar uma formação acadêmica, que concluí com 19 anos, além de minha formação em Trompete Erudito e Regência no Conservatório de Tatuí (considerada, até então, como a melhor escola de música da América Latina) com professores como o renomado trompetista Edgar Baptista dos Santos (Capitão), e Regência com o meu mestre, o maestro Dario Sotelo. Nesta instituição cheguei ao posto de professor, regente e coordenador. Abordarei também as minhas pós graduações em arte, gestão pública cultural e música, além do reconhecimento de meus cursos (mestrado)  nos Estados Unidos com ótimos professores. Passei em concurso público no município de Lençóis Paulista (SP), há 26 anos, com a função de maestro da Orquestra Municipal, sendo coordenador de música de Lençóis Paulista por 12 anos, criando e regendo a Orquestra Municipal de Sopros, Banda Sinfônica Jovem e a Big Band “Cidade do Livro”, a Banda Sinfônica de Macatuba, além de outros grupos de câmara, chegando à segunda gestão como Secretário de Cultura. Realizei ainda trabalhos como regente, arranjador e músico com grandes nomes da música popular brasileira, e cheguei ao posto de professor e coordenador em pós graduação de Regência. Assim, durante a palestra falarei sobre a concepção e formação dos grupos musicais até a forma de conduzi-los e administrá-los dentro de uma política pública cultural, dentro dos seguintes tópicos:

– O início como músico;

– Formação do regente e sua importância;

– Criação da Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista;

– Direção artística da Orquestra Municipal de Sopros;

– Coordenação dos grupos musicais;

– Formação em Gestão Pública Cultural e sua importância;

– Importância das parcerias com a iniciativa privada; 

– Criação de festivais de música como o FILLP (Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista), dentre outros;

– Administração da carreira pública e artística.


O Sr. recebeu diversas honrarias no Brasil e no exterior por sua atuação como gestor público, regente e professor. Atualmente, exerce a função de secretário municipal de Cultura de Lençóis Paulista. Na sua opinião, iniciativas como a do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música podem colaborar para a democratização do acesso à cultura? Em que sentido? 


Realmente recebi muitas premiações no Brasil e no exterior, destacando-se a honraria de comendador “Maestro Carlos Gomes”, medalha da Organização das Nações Unidas (ONU), imortal da Academia de Música do Brasil, imortal da Academia de Música de São Paulo, entre tantas outras. Lembrando que estamos dentro de um contexto no qual grande parte da sociedade pensa na arte somente como diversão. “Diversão é diversão, arte é criação!”. Iniciativas como a do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música são de extrema importância, colaborando para o acesso e à amplificação das políticas de difusão da arte/cultura como um todo. Reconhecemos a tamanha relevância e a seriedade na direção deste processo, que é realizado por profissionais altamente qualificados, de modo a alcançar um número cada vez maior de pessoas. Este projeto do Vale Música vem ao encontro dos preceitos fundamentais para a formação do músico. 


Complementando a pergunta anterior, o senhor acredita que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada pode ser um instrumento eficaz para proporcionar o acesso da população aos bens culturais?


Como gestor público, sei da imensa contribuição da iniciativa privada por meio dessas parcerias. A partir da preocupação com a formação de “melhores pessoas” em nosso país, empresas como a Vale têm em seu DNA a difusão cultural. Em Lençóis Paulista, denominada nacionalmente como “Cidade do Livro”, sabemos desta importância. Os investimentos de empresas parceiras em realizações de festivais como o que criei em 2017 , denominado Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), dentre outras iniciativas, jamais seriam possíveis se não tivéssemos os investimentos concebidos  através de renúncia fiscal ou até mesmo por aporte direto, que são fundamentais para realização de grandes projetos, agregando-os a um número ainda maior de pessoas, principalmente aquelas que não têm acesso. É fato que os investimentos da Vale não são somente em projetos, mas em pessoas, que com certeza se tornarão grandes profissionais em quaisquer áreas que estiverem. Este projeto mostra o comprometimento da Vale com o acesso da população à cultura, prezando pela formação não apenas do músico, mas de uma sociedade mais igualitária.


O Curso


O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música Serra e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom. 

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha. 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:  

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

 

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]