Palestra do maestro Marcelo Jardim é atração do Curso de Introdução à Regência

Vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, o maestro Marcelo Jardim vai falar aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência sobre sua experiência à frente do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), no próximo sábado (06), pela plataforma Zoom 

 

 Em julho de 2020, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram o lançamento do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), com o objetivo de capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, por meio de apoio a projetos sociais de música, além de contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. A experiência exitosa à frente desta iniciativa é o tema da palestra que o maestro Marcelo Jardim vai apresentar para os alunos do Curso Online de Introdução à Regência, neste sábado (06/11), das 13h às 17h, por meio da plataforma Zoom. 

 A aula terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.  

 Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional. 

 O Sinos é uma rede composta por dezenas de profissionais de música que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, inicialmente de forma online, em função da pandemia da Covid-19. Assim que possível, as atividades se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país, junto a instituições parceiras. 

 Vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador dos projetos da universidade em parceria com a Funarte, Marcelo Jardim explica que a proposta do Sistema Nacional de Orquestras Sociais é oferecer apoio pedagógico, teórico e prático a organizações sociais, instituições de ensino e orquestras que desenvolvem trabalhos de educação musical no Brasil. A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente. “Em lugar de criar um programa que iniciasse tudo do zero, a escolha da Fundação e da Universidade foi valorizar essas pessoas que já atuam, mas são carentes de apoio e de sustentação; e reforçar e chancelar o que elas já estão fazendo em suas áreas” afirmou o maestro à Assessoria de Comunicação da Funarte. 

 Os canais de contato com o projeto Sinos podem se dar por meio das seguintes plataformas: 

www.sinos.art.br – Site do projeto, com todas as informações necessárias para conhecer as ações e, inclusive, baixar material pedagógico e partituras. 

www.artedetodagente.com.br – Site da parceria entre a UFRJ e a Funarte, no qual são encontradas informações comuns a todos os projetos que compõem essa grande ação colaborativa entre as instituições, e com possibilidades de ir para todas as demais plataformas. 

www.youtube/c/artedetodagente – Canal do YouTube onde podem ser assistidos todos os vídeos, videoaulas, cursos, palestras etc., de todos os projetos, de forma direta, sem passar pelo site. 

O projeto está presente também nas redes sociais do Facebook e Instagram. 

As linhas de ação do Sinos, atualmente em funcionamento, são: 

  Pedagogia para cordas – Consiste no Curso de Capacitação Pedagógica para o Ensino dos Instrumentos de Cordas, direcionado para professores e monitores de projetos sociais de todo o país, através de técnicas e ferramentas para o ensino coletivo e para a preparação de novos professores de instrumentos de cordas. Conta com os mais reconhecidos professores da área e está disponível de forma online (em formato síncrono e assíncrono) e brevemente em formato híbrido e presencial. 

  Projeto Espiral – Em formato inicialmente online, os cursos de capacitação para alunos de orquestras e bandas de projetos sociais de todo o Brasil são feitos a partir da proposta do Projeto Espiral, lançado pela Funarte na década de 1980, e que foi fundamental para a disseminação da pedagogia de ensino instrumental no país. O novo projeto espiral irá também atuar em formato presencial. 

 Caravana Sinos – Oficinas presenciais de capacitação intensiva, de uma semana de duração, para instrumentistas de todas as idades, que participarão de uma rotina diária, com ensaios gerais e de naipe, além de palestras e masterclasses com alguns dos mais reconhecidos músicos do Brasil. As ações ocorrerão em diversas partes do país, nas cinco regiões, em formato de minifestivais de música, tais como os Painéis Funarte de Bandas de Música. 

 Sinos e-Orquestra/Sinos Orquestra – Tem como proposta reunir jovens músicos de orquestras de projetos sociais de todo o Brasil e instrumentistas profissionais, em atividades que incluem ensaios e apresentações, com registro audiovisual da semana, e na qual são desenvolvidos os principais conceitos orquestrais, tendo sempre o suporte de um regente convidado e professores monitores, e com execuções de obras orquestrais de compositores brasileiros e mundiais, em formações de orquestras sinfônicas, de cordas e de sopros. 

 Academia de Regência – Dirigida a jovens regentes das orquestras de projetos sociais, esta ação compreende 24 videoaulas sobre temas introdutórios da regência, a partir de obras inéditas, encomendadas a compositores de todo o país.  

   Academia de Ópera – Videoaulas com regentes, cantores, diretores e demais profissionais da ópera. O objetivo é colaborar para a implementação de núcleos desse gênero musical nos projetos sociais que já tenham uma orquestra consolidada; e que tenham potencial de ampliação de suas atividades musicais. 

  Orquestra/Instituição Parceira – O objetivo desta iniciativa é compartilhar procedimentos pedagógicos com orquestras jovens, projetos sociais e instituições educativas e culturais, governamentais, ou do terceiro setor. Serão disponibilizados videoaulas e cursos de capacitação para demandas específicas e material didático, em ambiente online, híbrido e presencial.  

 Como suporte a essas ações, o Sinos conta com duas ferramentas importantes: a primeira são as “lives” na internet, em que professores, músicos e profissionais da área interagem com alunos das mais diferentes regiões do país, em tempo real, tratando de temas relacionados às oficinas e de atualidades da profissão. A segunda são as publicações de cadernos pedagógicos, apostilas e partituras; e de periódicos destinados ao universo das orquestras do Brasil, tanto profissionais quanto acadêmicas. “A intenção é que, no futuro, a iniciativa possa ganhar vida própria e ter continuidade”, aponta Jardim.  

 

Biografia 

 

Marcelo Jardim é diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor orientador do Programa do Mestrado Profissional em Música (PROMUS) da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É coordenador geral dos Projetos UFRJ-Funarte, com abrangência nacional, o que inclui o Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil (Sinos), o Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, o Um Novo Olhar, destinado a acessibilidade cultural, o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Mantém constante agenda como regente convidado, palestrante e professor, com atuação com orquestras e bandas sinfônicas, festivais, seminários, simpósios e congressos, no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. 

 

O Curso 

O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música Serra e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom.  

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.   


SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

 
Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra 

José Roberto Santos Neves 

(27) 99972-8028 

[email protected] 

[email protected]