Curso de Introdução à Regência destaca preparação vocal para corais infantojuvenis

O maestro Luís Gustavo Laureano vai compartilhar sua ampla experiência na área de canto coral em palestra aos alunos do Curso Online de Introdução à Regência, neste sábado, pela plataforma Zoom

O canto coral pode ser uma importante ferramenta de transformação social, e cantar é uma necessidade essencial do ser humano: essas são algumas das ideias desenvolvidas pelo regente coral, cantor lírico e pianista Luís Gustavo Laureano. Com ampla experiência na área de canto coral, especialmente junto a crianças e adolescentes, o maestro vai compartilhar seus conhecimentos com os alunos do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música, no próximo sábado (14), por meio da palestra “Preparo Vocal para Coros Infantojuvenis”.

A atividade vai acontecer das 13h às 17h, pela plataforma Zoom Meetings, com transmissão online para os 330 participantes de 24 Estados brasileiros, selecionados por meio de Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional.

Regente coral, cantor lírico e pianista com formação na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, Conservatório de Tatuí e ETEC de Artes, Luís Gustavo Laureano atualmente é Bacharelando em Música – Voz pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação do Prof. º Dr. º Angelo Fernandes. Foi o primeiro coordenador da Escola de Música de Votorantim Maestro Nilson Lombardi, onde foi fundador e primeiro professor e regente do Coral Jovem. No contexto coral infantojuvenil, foi regente de Coro e Orquestra da ETEC Rubens de Faria e Souza, oficineiro de Canto Coral da Oficina do Saber – Escola em Período Integral, da Prefeitura Municipal de Sorocaba, e professor de Canto Coral do Programa de Amparo ao Menor de Votorantim (PROAME), do Projeto Guri de Mairinque e do Grupo Referência Coro do Projeto Guri de Sorocaba.

Atuou como coordenador artístico em “Menino Gigante, O Musical”, de Cezar Elbert, apresentado no Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina, integrando a programação comemorativa de reinauguração do Auditório, onde foi acompanhado pela Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, a qual contou com a participação do Coral do Projeto Espaço Feliz e Coral do PROAME, ambos sob sua regência. Atua há 10 anos no Lar Donato Flores como professor e regente do Coral do Projeto Espaço Feliz, com o qual desenvolve ampla atividade artístico-musical e sociocultural. Atualmente integra a comissão organizadora do Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI), representando, assim, tanto o terceiro setor quanto o estado de São Paulo.

 

Democratização de acesso

 Para Luís Gustavo Laureano, o Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música vem a preencher uma lacuna na formação técnica dos novos regentes, de modo a colaborar para o desenvolvimento do setor musical. “O acesso aos cursos de regência, ainda que livres, ou seja, não acadêmicos, são muito restritos e as poucas oportunidades que existem, em sua maioria, estão concentradas no eixo Rio-São Paulo. A meu ver, o curso pretende inspirar e despertar os aspirantes a regentes, ampliando seus horizontes e perspectivas sobre as múltiplas possibilidades existentes dentro da regência e, sem dúvidas, de forma remota democratiza o acesso. É fundamental entender e aproveitar esse momento ‘on-line’ para conectar os regentes, pois a forma de se fazer música coral tem ganhado novas possibilidades”, observa.

Em sua palestra “Preparo Vocal para Coros Infantojuvenis”, o maestro pretende refletir inicialmente sobre a importância do estudo de canto por parte dos regentes de coro, com o objetivo de orientar os coristas de maneira consciente e responsável. “Em seguida, irei apresentar os conteúdos rudimentares da técnica vocal a ser trabalhada com coro, considerando as especificidades da voz do adolescente e suas implicações, além de propor metodologias de trabalho para o regente desenvolver o som almejado junto aos seus grupos, com qualidade e saúde vocal”, adianta.

Luís Gustavo Laureano vê com preocupação o panorama do canto coral hoje no Brasil. “Infelizmente não temos efetivamente, desde a década de 1960, o canto coral nas escolas brasileiras. Consequentemente, outros setores da sociedade também sentiram essa ausência, e a música coral foi aos poucos se apagando em nosso país. Foi-se perdendo a conexão entre o canto coral e a educação, e cada vez mais essa prática foi se relacionando ao lazer, ao entretenimento, como algo descompromissado e livre. Dessa forma, por falta de políticas públicas voltadas ao canto coral, pela carência de bons regentes profissionais com excelente formação técnico-pedagógica interdisciplinar, quando encontramos um excelente coro brasileiro, infelizmente salta aos nossos olhos, pois trata-se de uma exceção à regra”, comenta.

Segundo o maestro, esse cenário se agrava quando se trata da prática coral infantojuvenil: “A criança e o adolescente deveriam ser prioridade nas ações voltadas ao canto coral, pois este trabalho exige uma linguagem e abordagem diferenciadas. Se queremos uma transformação social efetiva por meio do canto coral, precisamos investir nesse público com excelência profissional. O regente de coro infantojuvenil é, primordialmente, um educador, não só musical, mas global. E, na maioria das vezes, passa a ser um referencial de vida para o corista e, portanto, recai sobre nós uma grande responsabilidade. A criança está em constante formação e o adolescente traz consigo as crises oriundas dessa fase da vida. O regente, então, pode ser um canal de transformação social, pois, por meio da música, apresenta a esse aluno uma nova perspectiva de autoestima e, consequentemente, um novo olhar de mundo e de sociedade”, ensina.

O Curso

O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música Serra e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. Entre os palestrantes convidados estão regentes reconhecidos internacionalmente, como Ricardo Rocha, Letieres Leite, Nelson Ayres, Dario Sotelo, Maria José Chevitarese, Délio Gonçalves, Marcelo Jardim e Marcelo Maganha.

O curso terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom. Os componentes curriculares do curso serão divididos em 30 encontros, realizados sempre aos sábados, das 13h às 17h.

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

 

Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

(27) 3333-3633/(27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]