Estação Conhecimento recebe visita do prefeito da Serra e de gestores da Vale e da Fundação Vale

A diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta (ao centro) apresentou os projetos desenvolvidos pela instituição ao prefeito Sergio Vidigal, o vice-prefeito Thiago Carneiro, o secretário municipal de Educação, Alessandro Bermudes, o gerente de Relações Institucionais da Vale, José Lúcio, e a secretária municipal de Assistência Social, Lilian Mota. Foto: Tom Paparazzi/PMS Divulgação

A Estação Conhecimento de Serra recebeu nesta segunda-feira (24) a visita do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, acompanhado de seus secretários, e de gestores da Vale e da Fundação Vale, para apresentação dos novos projetos que a Fundação Vale está trazendo para o município: Ciclo Saúde, Territórios em Rede e Currículo Integral.

Na ocasião, o prefeito teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela Estação Conhecimento de Serra nas áreas de cultura, esportes e empreendedorismo, com uma breve apresentação de duos de percussão e violinos do Projeto Vale Música Serra.

Participaram do encontro a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, o prefeito Sergio Vidigal, o vice-prefeito Thiago Carneiro, o secretário municipal de Educação, Alessandro Bermudes, e a secretária municipal de Assistência Social, Lilian Mota. Representando a Vale estiveram presentes José Lúcio, Tatiana Guimarães e Eugênio Fonseca, da gerência de Relações Institucionais da Vale; além da participação remota de Lívia Zandonadi e Alice Natalize, da Gerência de Território ES da Fundação Vale.

Durante a visita a Fundação Vale exibiu os dados de sua atuação em 2020 nos eixos da Saúde, da Educação, da Proteção Social e da Inclusão Produtiva, por meio de uma rede colaborativa formada por organizações governamentais, do terceiro setor, da sociedade civil e de empresas, que contribuem com seus conhecimentos e habilidades para encontrar soluções rumo a uma sociedade mais justa e sustentável. A Fundação Vale também apresentou sua contribuição como mantenedora de cinco Estações Conhecimento, espaços socioeducativos que oferecem atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

Propostas

Para os anos de 2021 e 2022, as propostas apresentadas pela Fundação Vale para a Prefeitura Municipal da Serra giram em torno de três programas: o Ciclo de Saúde, a ser desenvolvido com as secretarias municipais de Saúde, tem como propósito fortalecer a Atenção Básica nos municípios, por meio de cooperação técnica para reforço da capacidade da gestão municipal e da qualificação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde;

O Territórios em Rede visa identificar os principais desafios para garantir o enfrentamento da exclusão escolar (busca ativa) e realizar diagnóstico socioterritorial para verificar possibilidades e mapear as articulações intersetoriais (governamentais e não governamentais) para o desenvolvimento de políticas e iniciativas nas diferentes áreas;

E o Currículo Integral tem o objetivo de fortalecer a política pública municipal de educação a partir do apoio à gestão local no processo de revisão curricular. Entre as metas deste programa estão a formação da equipe da Secretaria Municipal de Educação nos conceitos de Educação Integral, o apoio aos processos participativos de consulta junto às escolas e o apoio à sistematização do documento curricular da rede municipal.

Para a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, o encontro foi produtivo, na medida em que abriu novos espaços para o desenvolvimento de projetos em parceria com a municipalidade nos eixos de atuação da instituição. “Foi um encontro muito emocionante, considerando que nossa implantação foi uma década atrás e o prefeito Sergio Vidigal foi o primeiro ‘sim’ na construção desta parceria social público-privada que se consolida na Estação Conhecimento. Ele volta e encontra um equipamento cheio de inovações e de ampla abrangência”, comentou a diretora.

O prefeito Sergio Vidigal reforçou a importância da parceria entre a Prefeitura Municipal da Serra e a Vale: “A Vale sempre teve uma colaboração muito importante conosco quando o assunto é responsabilidade social. A Estação Conhecimento é um desses exemplos, criando uma referência em nível nacional dessa colaboração. Agora, vamos avançar em parcerias que vão atuar na saúde, na educação e na inclusão social com o Parque Caminhos do Mar, por meio de atividades de contraturno para alunos da rede municipal. Assim, possibilitaremos uma educação em tempo integral”, destacou o prefeito.

 

 

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]