Aluno da Estação Conhecimento é contemplado pelo programa Bolsa Atleta

Patrick Junior Oliveira Alexandre foi selecionado para receber o incentivo do Governo Federal por ter se destacado nos Jogos Escolares da Juventude, em 2019

O adolescente Patrick Junior Oliveira Alexandre, de 14 anos, é motivo de orgulho para sua família e para a Estação Conhecimento de Serra. Há três anos na instituição, o aluno de Atletismo está entre os contemplados do Bolsa Atleta, programa do governo federal criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de suas modalidades.

A relação dos aprovados foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (13). O edital de 2020/2021 contempla 7.197 esportistas, em um investimento anual de R$ 97,6 milhões, o maior desde o início do programa, atualmente vinculado à Secretaria Especial do Esporte.

Patrick teve direito a bolsa por ter sido medalhista nos Jogos Escolares da Juventude em 2019, na prova de revezamento 4x75m, na qual o Espírito Santo conquistou sua primeira medalha no evento coletivo. Para ele, o prêmio representa um passo importante para evoluir na carreira. “De certa forma, o jovem que ingressa na carreira de atleta espera conseguir grandes coisas. Então, para mim esse prêmio significa uma oportunidade para melhorar cada vez mais”, comenta Patrick, que pretende conciliar a dedicação ao esporte com os estudos e o trabalho: “Penso em seguir carreira como atleta e também em trabalhar e ajudar meus pais, de quem recebo todo o incentivo”, observa.

Educador de Atletismo da Estação Conhecimento de Serra, Felipe Moreira de Carvalho lembra que o programa do Governo Federal representa a possibilidade de desenvolvimento das potencialidades de jovens atletas. “O incentivo consiste em um aporte financeiro que pode subsidiar aspectos como equipamento esportivo pessoal, alimentação, entre outros. O valor da bolsa é de R$ 370,00, habilitado pela categoria Atleta Estudantil, ou seja, como atleta contemplado, pois ele obteve medalha nos Jogos Escolares da Juventude, evento de porte nacional”, explica.

O educador destaca algumas das qualidades que levaram o aluno a obter este reconhecimento: “As características que possibilitaram ao Patrick ir a um evento nacional e demonstrar suas potencialidades são assiduidade, comprometimento, bons resultados escolares e ele gostar do que faz. São características possíveis a todos os que participam da Estação Conhecimento”, completa.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

No âmbito esportivo, as oficinas oferecidas pela Estação Conhecimento de Serra buscam associar estratégias de ampliação do repertório motor, de formação, de desenvolvimento e de aprimoramento técnico, permitindo que seus participantes experimentem suas potencialidades e limites no processo de construção coletiva das aulas. O esporte atende a mais de 600 crianças e adolescentes nas seguintes modalidades: Atletismo, Futebol, Judô, Natação e Iniciação Esportiva. A Estação Conhecimento conta com uma estrutura de campo de futebol, campo de areia, pista de atletismo oficial, piscina semiolímpica, piscina de iniciação (infantil), espaço de academia e sala de judô.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]