Diva do jazz, Alma Thomas participa de bate-papo online com alunos do Vale Música

Cantora vai falar sobre sua carreira e sobre os desafios do cenário musical diante da pandemia, na próxima terça (11), às 16h, pela plataforma Zoom

Considerada uma das principais vozes do jazz e da música contemporânea, a cantora Alma Thomas vai participar de um bate-papo online com os alunos do Projeto Vale Música Serra, na próxima terça (11), às 16h, por meio da plataforma Zoom. A atividade tem o objetivo de oportunizar o acesso dos estudantes aos profissionais de destaque do cenário musical e integra o calendário pedagógico do Projeto Vale Música Serra, desenvolvido de forma remota, em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19.

Nascida em Nova York, Alma Thomas é uma voz fixa na cena de jazz do Rio de Janeiro, onde aportou desde 2004, e desde então vem construindo uma notável carreira como cantora, arranjadora e compositora, que inclui composições selecionadas para os longas “Se Eu Fosse Você” e “De Pernas Pro Ar”, e para as novelas “Passione” e “Pega Pega”, da TV Globo. Em 2019 a cantora atingiu mais de 3 milhões de streams digitais no Spotify.

A artista também é conhecida pela participação em programas de TV: depois de brilhar no “The Voice Brasil”, da TV Globo, no ano passado ela sagrou-se campeã do reality musical “The Four Brasil 2”, da TV Record. Atualmente, integra o corpo de jurados do programa “Canta Comigo”, na TV Record.

A parceria da cantora com o Programa Vale Música teve início em 2019, quando ela participou como intérprete solista do concerto “Divas do Jazz”, apresentado pela Vale Música Jazz Band no Teatro da Ufes, no Parque da Cidade da Serra e no Festival I Love Jazz, em Belo Horizonte.

Alma Thomas sobre o Projeto Vale Música Serra: “Os alunos estão se transformando e evoluindo de uma forma muito avançada, e há muito mais a atingir. Isso é muito bonito”. Foto: Thuanny Louzada

Adaptação

No bate-papo com os alunos, Alma Thomas vai falar sobre sua trajetória profissional e apontar a necessidade de adaptação dos músicos frente à nova realidade imposta pela pandemia. “Vou perguntar como está sendo a experiência deles em relação à prática dos instrumentos e ao ensino, como estão sentindo todas as mudanças em suas vidas, e também vou falar sobre como meus trabalhos foram afetados pela pandemia. O tema será sobre o futuro da música. Temos que conversar sobre como podemos continuar fazendo música juntos e evoluindo como musicistas”, adianta.

Diante das incertezas desse novo cenário, a cantora quer transmitir uma mensagem de esperança aos alunos: “A gente não pode parar de viver. Muitas pessoas estão esperando a pandemia acabar, esperando a vacina, o novo normal, mas a gente não pode ficar esperando essas coisas para atuar na nossa área. Temos que viver o aqui agora, continuar escrevendo nossas músicas, trabalhando nos nossos conjuntos do modo que for possível, manter os estudos e achar um jeito de viver quarentenado”, comenta.

Sobre o Projeto Vale Música Serra, Alma Thomas demonstra otimismo em relação à formação dos estudantes: “Os alunos do Vale Música estão se transformando e evoluindo de uma forma muito avançada, e há muito mais a atingir. Isso é muito bonito”.

 

  • Programe-se:

 Bate-papo online com Alma Thomas

Terça-feira (11/05), às 16h, pela plataforma Zoom.

* Evento exclusivo para alunos da Vale Música Jazz Band do Projeto Vale Música Serra.

 

  • Sobre o Programa Vale Música:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

  • Sobre o Instituto Cultural Vale:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira
(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]