Alunos do Programa Vale Música participam de concerto virtual com músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira

Apresentação gravada de forma remota será dividida em três partes; exibição dos alunos do Projeto Vale Música Serra será nesta quarta

Dando continuidade à parceria que une Orquestra Sinfônica Brasileira e Vale Música, cerca de 50 alunos do programa participarão de uma apresentação virtual com músicos da orquestra. Jovens moradores de Corumbá (MS), Serra (ES) e Belém (PA) interpretarão obras brasileiras no concerto que será dividido em três partes, com exibição nos dias 03, 04 e 05 de maio, às 16h, nas redes sociais da OSB. Em função da pandemia da Covid-19, as gravações foram feitas de maneira remota – cada um em sua casa.

A ação faz parte do Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, que acredita no poder de transformação por meio da música e cria uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. Isso acontece por meio de intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas. Na OSB, as ações ocorrem no âmbito do Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Fundação que nasceu em 2017 e já percorreu quase 30 municípios em seis estados do país.

No dia 03/05, os músicos da OSB dividirão o palco virtual com os jovens alunos do Projeto Instituto Moinho Cultural (MS), que integra o Programa Vale Música. Juntos, eles interpretarão um clássico da música brasileira: “O Mundo é um Moinho”, do carioca Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Lançada em 1976, a música foi composta para Creuza, filha adotiva do autor, que na época tinha apenas 16 anos. Em tom de conselho, o sambista carinhosamente adverte a jovem sobre as decepções amorosas e os perigos do mundo.

No dia seguinte, 04/05, é a vez dos estudantes do Projeto Vale Música Belém (PA) mostrarem seu talento interpretando “Maria Maria”. A canção de Milton Nascimento e Fernando Brant foi criada originalmente para o primeiro espetáculo do grupo Corpo, em 1976. Posteriormente, foi lançada em 1978 no icônico álbum “Clube da Esquina II” e, em 1980, foi gravada por Elis Regina, intérprete que ajudou a consagrar a música.

Fechando a apresentação virtual, no dia 05/05, os músicos/professores da OSB se juntarão a seus alunos do Projeto Vale Música Serra (ES) na execução do que é considerado o maior sucesso do compositor Ernesto Nazareth, o tango brasileiro “Odeon”. A obra, em homenagem ao cinema homônimo localizado no Centro do Rio de Janeiro, foi publicada em 1909, mesmo ano em que o compositor e pianista carioca começou a tocar regularmente na sala de espera do cinema. Muitos frequentavam o Odeon apenas para ouvir Nazareth tocar.

 

 

PROGRAMA:

 

Dia 03 de Maio:

CARTOLA – “O Mundo é um Moinho”

Arranjo de Alexandre Queiroz

(Alunos do projeto Instituto Moinho Cultural Corumbá | MS, que integra o Programa Vale Música)

 

Dia 04 de Maio:

MILTON NASCIMENTO e FERNANDO BRANT – “Maria Maria”

Arranjo de Alexandre Queiroz

(Alunos do projeto Vale Música Belém | PA, que integra o Programa Vale Música)

 

Dia 05 de Maio:

ERNESTO NAZARETH – “Odeon”

Arranjo de Alexandre Queiroz

(Alunos do projeto Vale Música Serra | ES, que integra o Programa Vale Música)

 

SERVIÇO:

OSB e Alunos do Programa Vale Música

Concerto Virtual

Dias 03, 04 e 05 de maio, às 16h

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Instagram – @OSBrasileira

Acesso gratuito

 

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Em Abril de 2021, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.

 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]

 

Assessoria de Imprensa Orquestra Sinfônica Brasileira

Érica Avelar
(21) 98119-4559 / 3596-7941
[email protected]