Roda de conversa online comemora o Dia Mundial do Livro

Encontro marcado para o dia 28 de abril, às 14h, tem o objetivo de incentivar a prática da leitura entre crianças de 06 a 11 anos, por meio da participação das escritoras Isa Colli e Andreia Prestes

Ampliar o gosto pela leitura entre os usuários da Estação Conhecimento de Serra, apresentar novas obras e autores, incentivar o compartilhamento de leitura coletiva e individual, exercitar a interpretação de textos e ensinar a ouvir a leitura do outro: esses são os objetivos da Roda de Conversa “Compartilhando experiências e vivências no mundo dos livros”, que será realizada no dia 28 de abril, às 14h, por meio da plataforma Google Meetings, com a participação das escritoras convidadas Isa Colli e Andreia Prestes.

Destinado a crianças e pré-adolescentes de 06 a 11 anos, o encontro integra as comemorações do Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, e faz parte do calendário de oficinas de leitura da Estação Conhecimento de Serra, coordenado pela pedagoga Olga Karina Ramos Vicente. Ela conta que as atividades de incentivo à leitura foram adaptadas ao formato remoto, em função dos protocolos de prevenção à Covid-19. “A roda de conversa está vinculada a nossa ‘Oficina de Incentivo à Leitura – Era uma vez’. Em meio a esse momento de pandemia decidimos trazer as rodas de conversa para os nossos usuários, levando em consideração a importância da leitura para as nossas vidas e no desenvolvimento cognitivo”, comenta Olga.

Durante o evento, as escritoras Isa Colli e Andreia Prestes vão falar sobre sua trajetória literária e propor um momento de reflexão a partir das seguintes perguntas aos alunos: “Qual é a importância da leitura para nós? O que você gosta de ler? O que você já leu e do que mais gostou?”

Criada no interior, Isa Colli ingressou aos quatro anos na escola Singular de Monte Belo, no município de Presidente Kennedy, sul do Espírito Santo. Desde muito cedo, teve contato com os livros e as histórias infantis. Autora de romances, contos e poesias, publicou vários livros infantis que abordam a sustentabilidade e a necessidade de proteção ao meio ambiente, do respeito ao próximo, da tolerância às diferenças e da valorização do consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. Na roda de conversa com os usuários da Estação Conhecimento de Serra, a autora vai destacar o seu livro infantojuvenil “O Pirulito das Abelhas”.

Andreia Prestes, por sua vez, passou grande parte de sua infância em Moçambique, onde seus pais tiveram que viver por razões políticas. É a partir dessa experiência e de suas memórias afetivas que a autora construiu seu livro “Lila em Moçambique”, por meio do qual os estudantes terão acesso às memórias da escritora e também a reflexões sobre a importância da democracia em nossas vidas, o respeito à diversidade e as formas de resistência diante de contextos políticos adversos.

De acordo com a pedagoga Olga Karina Ramos Vicente, o convite às escritoras está relacionado à qualidade literária e ao reconhecimento de suas obras voltadas para crianças e adolescentes: “A Isa Colli é autora de livros bem ilustrados e com histórias fantásticas que, com certeza, encantarão nosso público. E o livro “Lila em Moçambique”, de Andreia Prestes, traz um enredo diferente e cheio de história, que pode surpreender nossos usuários e trazer curiosidades sobre outro país, além do respeito à diversidade”, observa.

Durante o evento, que terá a participação da diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Valpassos Mota, e da educadora da Oficina Era uma vez, Layla Mota Saldanha, as crianças poderão fazer perguntas para as escritoras e concorrer a um sorteio especial.

 

  • Fique ligado:

Roda de Conversa em comemoração ao Dia Mundial do Livro

Tema: “Compartilhando experiências e vivências no mundo dos livros”

Quando: 28 de abril (quarta-feira), às 14h, por meio da plataforma Google Meetings

 

O link será divulgado uma hora antes do início da Roda de Conversa

Escritoras convidadas: Isa Colli e Andreia Prestes

Mediadora: Olga Karina Ramos Vicente – Pedagoga da Estação Conhecimento de Serra

*Evento exclusivo para usuários da Estação Conhecimento de Serra na faixa etária de 06 a 11 anos

  • Você sabia?

O Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

  • Contatos

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]