Estação em Rede incentiva espírito empreendedor e inovação social entre jovens de Serra

Ciclos de oficinas online pretendem potencializar ideias transformadoras de 200 jovens de 14 a 18 anos

“Você tem uma ideia para sua comunidade?” Com essa pergunta-chave, a Estação Conhecimento de Serra lança o Projeto Estação em Rede, com o objetivo de potencializar ideias e dar voz a adolescentes e jovens de comunidades do município de Serra. Trata-se de um conjunto de oficinas online no campo da educação empreendedora e da inovação social, voltado para o crescimento pessoal e a formação de adolescentes e jovens com habilidade para criar e executar projetos que geram impacto em seus territórios.

Em função dos protocolos de prevenção à Covid-19, o Projeto Estação em Rede será desenvolvido de forma remota, de modo a atender 200 adolescentes/jovens de 14 a 18 anos. As atividades serão divididas em dois ciclos: cada ciclo terá duração de cinco meses e a participação de 100 alunos. Ao todo serão formadas oito turmas com 25 participantes, totalizando 90 horas de oficinas, com duas aulas por semana. O projeto prevê o financiamento e execução de 10 ideias criadas pelos adolescentes/jovens em seus territórios, com tutoria permanente, formação de redes locais e acompanhamento contínuo dos participantes pela Estação Conhecimento de Serra.

A diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, observa que o Projeto Estação em Rede deriva de outras ações de empreendedorismo desenvolvidas anteriormente pela instituição. “Inicialmente trabalhávamos sob a ótica de preparar os adolescentes para as escolhas da vida profissional e de promover mudanças em suas vidas, através do autoconhecimento. Agora trabalhamos sob a ótica dos adolescentes como agentes de transformação social nos territórios onde vivem”, explica.

Metodologia

Para realização das atividades online, serão fornecidos aos usuários que não têm acesso à Internet 01 chip e 01 recarga semanal no valor de até R$ 25,00, mediante avaliação da equipe psicossocial, tendo como critério a vulnerabilidade familiar. Quem tiver aparelho celular participará da aula em grupo. Caso o aluno não tenha celular as aulas serão gravadas e enviadas aos responsáveis para o participante realizar a atividade. “É importante mencionar que o adolescente que não tiver celular não será excluído do projeto, uma vez que a oportunidade é para todos”, garante Ana Angélica.

O conteúdo das oficinas será dividido em quatro tópicos:

  • Conhecer para desenvolver;
  • Desenvolver para executar;
  • Executar para impactar;
  • Impactar e avaliar.

A equipe do Projeto compreende um Professor de Empreendedorismo, dois Educadores e um Estagiário de Comunicação. Após o término dos dois ciclos, no final de 2021, os alunos que concluírem as oficinas serão certificados.

Com o Projeto Estação em Rede, a Estação Conhecimento de Serra pretende estimular os jovens a criar projetos baseados em suas próprias ideias e contextos de vida, promovendo o reconhecimento de suas potencialidades. “Ampliamos muito nosso conceito por percebermos a potência dos adolescentes/jovens e seu poder de inovação nas comunidades onde vivem”, completa a diretora Ana Angélica Motta.

 

  • O Estação em Rede em números:

200 adolescentes/jovens na faixa etária entre 14 a 18 anos;

200 adolescentes/jovens cadastrados;

02 ciclos com 5 meses cada, sendo 100 participantes em cada;

08 turmas com 25 adolescentes/jovens em cada;

90 horas de oficinas,  sendo duas vezes por semana;

03 horas diárias, com conteúdos online devido à pandemia;

30 encontros à distância com 3 horas cada;

10 ideias financiadas e executadas nos territórios.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]