Projeto Vale Música Serra fecha o ano de 2020 com série de Concertos Virtuais

Espetáculos gravados por meio de plataformas online serão disponibilizados nesta quinta (24), no site do Instituto Cultural Vale e na TVE

Após vários meses de aprendizagem remota, chegou a hora do Projeto Vale Música Serra exibir os resultados de sua programação pedagógica em 2020. Na próxima quinta (24/12), a série Concertos Virtuais será disponibilizada no site do Instituto Cultural Vale (www.institutoculturalvale.org), reunindo cinco apresentações desenvolvidas pelas bandas, corais e orquestra que fazem parte do projeto. No mesmo dia, das 18h às 19h, será exibido um programa especial na TVE com o conjunto dos vídeos, que terá reprise na sexta (25), no mesmo horário.

A série Concertos Virtuais marca o início das atividades comemorativas aos 20 anos do Projeto Vale Música no Espírito Santo. Todos os espetáculos foram gravados por meio de plataformas online com a participação de regentes, professores e alunos, tendo passado depois por um processo de edição até chegar ao formato final que será exibido ao público.

A programação passeia por diversos gêneros musicais como jazz, baião, pop, MPB e música clássica. O público poderá conferir o Concerto Viva Rita Lee, com o Coral Jovem, Coral Experimental e Coral de Empregados Vale; o Concerto Virtual Homenagem a Duke Ellington, com a Vale Música Jazz Band; o Concerto Brasileiríssimo, com a Orquestra Jovem Vale Música; o Concerto Cosmos: o Caos, o Acaso e o Trágico, com a Banda Sinfônica Vale Música; e o Concerto Natal Encantado, com o Coral Infantil Vale Música. As versões ganharam arranjos inéditos para percussão, cordas, sopros e vocais, e todas as gravações foram feitas pelos alunos em suas próprias casas.

 

Orquestra em ritmo de baião

Um dos concertos inéditos é o “Brasileiríssimo”, idealizado com o objetivo de valorizar a música brasileira e de ampliar o conhecimento dos alunos e do público quanto à riqueza e à diversidade da MPB. Na gravação, a Orquestra Jovem Vale Música executa uma adaptação para orquestra do baião “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), gentilmente cedida pelo maestro Modesto Flávio, um dos primeiros regentes a atuar no Projeto Vale Música.

Para o regente da Orquestra Jovem, Lucas Anizio, este reencontro proporciona lembranças afetivas que marcaram o início de sua carreira como aluno do Vale Música. “Logo no início do projeto, tive o privilégio de ser regido pelo maestro Modesto Flávio. Hoje tenho o privilégio de estar à frente do grupo como regente, com a incrível experiência de conduzir a mesma obra”, comenta Lucas. Na sua visão, produzir as gravações de forma remota em meio à pandemia representou um desafio: “A pandemia nos fez repensar e reconstruir tudo o que já estávamos habituados. Não tem sido um trabalho fácil; nós, músicos, somos da aglomeração, do olhar, do sentir e de ouvir o outro músico perto de nós. No entanto, mesmo à distância, continuamos com nosso trabalho de educação musical”.

Violoncelista da Orquestra Jovem Vale Música, Joyce Rodrigues observa que as aulas online proporcionaram novos horizontes aos alunos. “Conseguimos manter contato com professores e alunos dos núcleos do Vale Música de Belém e de Corumbá, trocando experiências e desafios durante a quarentena. Mesmo tão distantes permanecemos juntos, com o objetivo de fazer música, aprender e evoluir sempre”.

Para a Gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, os vídeos apresentados na série Concertos Virtuais representam a coroação de um ano inteiro de trabalho intenso, de adaptação e de superação de alunos e professores frente ao novo cenário imposto pela pandemia: “Ao longo de 2020, a rede colaborativa de ensino e aprendizagem que é o Programa Vale Música estabeleceu uma conexão ainda mais próxima, apesar do distanciamento social. Virtualmente, os estudantes elevaram sua percepção musical em um processo didático de excelência. É com alegria que vemos o encerramento deste ciclo, através dos vídeos produzidos e do crescimento de cada um dos nossos alunos”.

O Projeto Vale Música Serra integra o Programa Vale Música, iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical presente no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Atualmente o projeto atende a 200 alunos de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, e a 70 alunos de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música, no Parque Botânico Vale.

 

  • Acompanhe os Concertos Virtuais do Projeto Vale Música Serra:

 

  • Data: 24/12

Onde assistir: no site do Instituto Cultural Vale (www.institutoculturalvale.org) e no programa especial da TVE, na quinta (24), das 18h às 19h, com reprise na sexta (25), no mesmo horário.

  • Concerto Virtual Viva Rita Lee

    Concerto Virtual Viva Rita Lee conta com a participação do Coral Jovem Vale Música Coral Experimental e Coral de Empregados Vale

O Coral Jovem Vale Música, o Coral Experimental Vale Música e o Coral de Empregados Vale apresentam quatro músicas em homenagem a Rita Lee: “Flagra”, “Lança Perfume”, “Ovelha Negra” e “Miss Brasil”, com a participação  de 30 cantores, sendo 12 sopranos, 10 contraltos, 4 tenores e 4 baixos. A regência é de Julliano Barcellos e a cantora Bruna Knupp faz o número solo em “Ovelha Negra”. Celeiro de talentos, o Coral Jovem Vale Música está em atividade desde 2013 e ao longo desse período realizou concertos memoráveis com Milton Nascimento (2013), Ivan Lins (2015) e Roberto Menescal (2016), além do Concerto Canta Raul, dedicado a Raul Seixas, em 2019.

  • Concerto Virtual Homenagem a Duke Ellington

    A Vale Música Jazz Band revisita um clássico do jazz no Concerto Homenagem a Duke Ellington

Neste concerto virtual, a Vale Música Jazz Band apresenta o clássico do jazz “Caravan”, em homenagem ao pianista e líder de orquestra norte-americano Duke Ellington (1899-1974). O vídeo tem a participação de 18 instrumentistas e regência do maestro Eduardo Lucas. Formada em 2015, a Vale Música Jazz Band coleciona no currículo concertos marcantes, ao lado do pianista Gilson Peranzzetta e da cantora Indiana Nomma – hondurenha radicada no Brasil -, assim como a participação no Festival I Love Jazz (MG), com a cantora Alma Thomas, no concerto “Divas do Jazz”.

  • Concerto Brasileiríssimo

    A Orquestra Jovem Vale Música gravou o Concerto Virtual Brasileiríssimo

Idealizado com o objetivo de valorizar a música brasileira e de ampliar o conhecimento dos alunos e do público quanto à riqueza da MPB, o Concerto “Brasileiríssimo” traz uma adaptação erudita da Orquestra Jovem Vale Música para o baião “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia). O vídeo tem a participação de 30 instrumentistas e regência do maestro Lucas Anizio. Um dos grupos mais antigos do Projeto Vale Música Serra, a Orquestra Jovem Vale Música já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).

  • Concerto Cosmos: o Caos, o Acaso e o Trágico

    A Banda Sinfônica Vale Música apresenta o Concerto Cosmos – o Caos, o Acaso e o Trágico

Este concerto executado pela Banda Sinfônica Vale Música compreende as peças “O Início”, de Marcus Neves, e “O Meteorito de Bendegó”, de Leonardo Gorosito, com a participação de 39 instrumentistas e texto e narração do aluno egresso Gessé Paixão.  Segundo o maestro Eduardo Lucas, o concerto “Cosmos: o Caos, o Acaso e o Trágico” propõe uma reflexão sobre o surgimento da vida e da espécie humana. “Buscamos levar o público a uma jornada imprevisível que causará observações distintas, de modo a instigar a criatividade e potencializar a escuta crítica”, adianta. Formada em 2014, a Banda Sinfônica Vale Música é composta por 50 alunos e conta no currículo com diversas apresentações de peso, como os espetáculos em homenagem a Elis Regina, Tim Maia e Djavan.

  • Concerto Natal Encantado

    O Coral Infantil Vale Música apresenta o Concerto Natal Encantado em formato de animação

O Coral Infantil Vale Música apresenta uma releitura inédita do clássico natalino “Feliz Navidad” (Jose Feliciano), com a participação de 46 coralistas e regência de Julliano Barcellos. Em atividade desde 2013, o grupo conta com a participação de 70 coralistas mirins de sete a 13 anos de idade. Desde 2018, integra o núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale. Apresenta-se com repertório diversificado, baseado na música popular brasileira, e teve a oportunidade de dividir o palco com Milton Nascimento e Ivan Lins. Outras apresentações de destaque foram o Concerto “O Mundo Encantado da Disney”, em 2018, e o Concerto “O Sítio do Picapau Amarelo”, em 2019.

 

  • Estação Conhecimento de Serra

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a Estação Conhecimento de Serra atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.

 

  • Sobre o Programa Vale Música

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, patrocinadas pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

  • Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. Com o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações através da produção cultural, tem, sob sua gestão, mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação online gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]