Laboratório Maker promove formação em impressão 3D para educadores da Serra

Iniciativa do educador de robótica da Estação Conhecimento Serra, João Pedro Batista de Souza, teve o objetivo de incentivar a inovação educacional junto aos professores da Escola Antônio Engracio da Silva

 

Incentivar os professores da EEEFM Antônio Engracio da Silva a adotar a inovação educacional em sala de aula: este foi o objetivo da formação em impressão 3D e tecnologias emergentes, realizada pelo Laboratório Maker da Estação Conhecimento Serra, entre os meses de março e abril de 2024.

A iniciativa partiu do educador de robótica do Laboratório Maker, João Pedro Batista de Souza, e contou com a parceria da unidade de ensino, localizada no bairro Feu Rosa, na Serra.

As atividades tiveram início no último dia 18 de março, quando o educador João Pedro visitou a escola juntamente com o pedagogo da Estação Conhecimento Serra, Thiago Baptista Luiz, com o objetivo de entender melhor as necessidades e os desafios enfrentados pelos educadores no uso da impressão 3D.

Ao retornar à escola, no dia 25 de março, João Pedro conduziu uma formação abrangente para os professores da área de ciências da natureza e matemática, que serão os principais facilitadores do uso da impressora 3D na escola. A sessão começou com uma introdução teórica à impressão 3D, cobrindo temas como definição, atividades práticas, configuração da impressora, vantagens, tipos de filamento e software de modelagem.

Visita

Em uma etapa subsequente, no dia 17 de abril, os professores da EEEEFM Antônio Engracio da Silva visitaram a Estação Conhecimento Serra, para expandir seu conhecimento em impressão 3D e outras tecnologias. Durante esta segunda etapa, além da impressão 3D, os professores foram introduzidos aos microcontroladores Arduino e Micro:bit. “A formação incluiu atividades teóricas e práticas sobre esses temas, utilizando as plataformas online Tinkercad para Arduino e modelagem 3D educacional, e o MakerCode para o Micro:bit. Isso proporcionou aos educadores uma ampla compreensão das possibilidades oferecidas por essas tecnologias”, afirma o educador João Pedro.

Ao final do processo de formação, os professores receberam certificados em reconhecimento a sua participação na capacitação em impressão 3D e tecnologias relacionadas.

Integração

Para o educador de robótica da Estação Conhecimento Serra, João Pedro Batista de Souza, essa iniciativa representa um passo importante para a integração da tecnologia de impressão 3D e de outras ferramentas tecnológicas ao currículo escolar da escola. “Por meio dessa formação foi possível capacitar os professores a expandir suas habilidades e conhecimentos nessas áreas de vanguarda, de modo a explorar novas formas de aprendizado e a estimular a criatividade dos alunos”, comenta.

Professores e escolas interessados em participar de formações ou de visitas com alunos ao Espaço Maker da Estação Conhecimento Serra podem fazer seu agendamento pelo telefone (027) 3298-7100.

 

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização. 

 

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

 

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]