Concerto reunirá a Vale Música Jazz Combo, Vale Música Jazz Band Intermediária e o Coro Juvenil, nesta terça-feira (18), na Casa da Música Sônia Cabral
Unir a linguagem do jazz e da MPB com o canto coral: esta é a proposta do concerto “Jazz & Coro”, evento inédito que será apresentado pelo Projeto Vale Música Espírito Santo, nesta terça (18), às 19h30, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória. A entrada é gratuita. O espetáculo tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
O concerto terá a participação da Vale Música Jazz Combo, da Vale Música Jazz Band Intermediária e do Coro Juvenil Vale Música, que vão interpretar standards do jazz e sucessos da MPB.
Jazz Combo
Com regência de Leonardo Cavalcante, a Vale Música Jazz Combo vai apresentar temas consagrados da MPB, com interpretação do Coro Juvenil Vale Música, coordenado pelo regente Max Michel Alves. O repertório incluirá canções como “Toda forma de amor” (Lulu Santos), “Lanterna dos afogados (Herbert Vianna) e João e Maria (Chico Buarque/Sivuca).
Para o regente Leonardo Cavalcante, conciliar o instrumental da Jazz Combo com o Coro Juvenil representa um desafio e uma oportunidade de crescimento para os alunos. “Trabalhamos intensamente nos ensaios para garantir que todos os elementos se harmonizem perfeitamente. Tocar sozinho ou em grupo instrumental é muito diferente de tocar acompanhando um coro. Quando tocamos sozinhos, temos mais liberdade para improvisar e destacar cada instrumento. Já acompanhando um coro, precisamos ser mais atentos à harmonia e ao suporte rítmico e melódico, garantindo que a música instrumental complemente as vozes”, define.
Para o regente, o concerto “Jazz & Coro” tem o objetivo de proporcionar uma experiência educacional e musical enriquecedora para os educandos. “Nossa proposta é diversificada e inclui o jazz e várias formas de música popular. Unir essas duas linguagens em um único concerto beneficia a formação musical dos educandos, além de oferecer ao público uma experiência única”, comenta.
Jazz Intermediária
Com regência de Tiago Veloso, a Vale Música Jazz Band Intermediária é composta por alunos dos níveis 3 e 4, que passam por um processo de qualificação para integrar a Vale Música Jazz Band. Com foco no jazz, o grupo traz influências diversas que ampliam suas performances por meio do diálogo com outros gêneros, em especial a música brasileira e o funk norte-americano.
Para o concerto “Jazz & Coro”, o grupo preparou um repertório que demonstra a diversidade musical dos grupos de formação do Projeto Vale Música, como afirma o regente Tiago Veloso: “Vamos trazer hits que marcaram a década dos anos 1970 por meio do funk norte-americano, compostos por grandes nomes como Stevie Wonder, Herbie Hancock e Earth, Wind & Fire e, também, uma surpresa do artista Bruno Mars, que representa este gênero atualmente”, adianta.
- PROGRAME-SE:
CONCERTO JAZZ e CORO
Com a Vale Música Jazz Combo, Vale Música Jazz Band Intermediária e Coro Juvenil Vale Música
Data: 18 de junho (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Casa da Música Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória (ES), 29.015-210
Duração: 1h 20min
Classificação: Livre
Entrada: gratuita
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura
- REPERTÓRIO:
Vale Música Jazz Combo
Regente: Leonardo Cavalcante
Coro Juvenil Vale Música
Regente: Max Michel Alves
“Aquarela” (Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio)
“Toda forma de amor” (Lulu Santos)
“Lanterna dos afogados” (Herbert Vianna)
“I Wanna Hold Your Hand” (Lennon/McCartney)
“João e Maria” (Chico Buarque/Sivuca)
“Caminho das águas” (Rodrigo Maranhão)
“Maria, Maria” (Milton Nascimento/Fernando Brant)
Vale Música Jazz Band Intermediária
Regente: Tiago Veloso
“The Chicken” (Pee Wee Ellis)
“Watermellonman” (Herbie Hancock)
“Sir Duke” (Stevie Wonder)
“Superstition” (Stevie Wonder)
“Earth Wind and Fire”
“Uptow Funk” (Mark Ronson)
CORO JUVENIL VALE MÚSICA:
Grupo intermediário de formação do Núcleo de Coros Vale Música, é composto por cantores entre 13 e 18 anos. Com cerca de 140 integrantes, o grupo tem como objetivo desenvolver a sociabilização por meio do canto coral e o desenvolvimento de habilidades musicais de leitura e performance, além de introduzir os alunos a conhecimentos específicos de técnica vocal. Seu repertório é concentrado na Música Popular Brasileira, juntamente com peças corais, próprias para grupos juvenis.
VALE MÚSICA JAZZ BAND INTERMEDIÁRIA:
Formada em 2023, é composta por alunos dos níveis 3 e 4, com espaço dedicado ao estudo e à prática coletiva de música, proporcionando aos seus membros a oportunidade de desenvolver habilidades musicais em um ambiente colaborativo e dinâmico. Embora seja focada no gênero jazz, traz influências diversificadas que enriquecem suas interpretações através de outros gêneros como a MPB e o funk norte-americano. Sua formação inclui baixo elétrico, bateria, teclados, violão, guitarra, violão, trombones, trompetes e saxofones.
VALE MÚSICA JAZZ COMBO:
Formado em 2023, surgiu como uma iniciativa inovadora para aprimorar a prática musical coletiva dos beneficiários do programa Vale Música. Composto alunos dos níveis 1 e 2, o grupo é um exemplo inspirador de como a prática musical coletiva pode transformar vidas e abrir novos horizontes para jovens músicos. Tem sonoridade diversificada que inclui o jazz e várias expressões da música popular. Sua formação reúne baixo elétrico, bateria, teclados, violão e guitarra.
- SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
- SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
- SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028