Davi Gabriel conquista a medalha de prata no Sul-Americano de Marcha Atlética

Educando da Estação Conhecimento Serra obteve o segundo lugar na categoria sub-18 da competição internacional, realizada no último domingo, na Arena de Pernambuco

O educando da Estação Conhecimento Serra, Davi Gabriel Bastos da Silva, de 15 anos, é motivo de orgulho para o Espírito Santo: o adolescente conquistou a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, realizado no último domingo (10), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife (PE).

Único atleta do Espírito Santo classificado para a competição, Davi obteve o segundo lugar na prova de 10Km da categoria Sub-18 masculino, que teve o peruano José Duvan Ccoscco como medalha de ouro. O jovem marchador capixaba foi convocado para representar a Seleção Brasileira após se sagrar campeão da Copa Brasil de Marcha Atlética, em Vitória.

Realizada pela primeira vez no Nordeste, a competição reuniu 59 atletas de cinco países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Para Davi, a conquista representa um grande incentivo a sua carreira: “Foi uma experiência incrível. Representar minha equipe, meu estado e meu país em uma competição internacional, ao lado de grandes atletas, e ser vice-campeão sul-americano, melhorando a minha marca, foi muito importante pra mim”, comemora o adolescente.

Formação cidadã

Segundo o educador de atletismo Diogo Mello da Rosa, que orienta os treinamentos de Davi, diariamente, na pista da Estação Conhecimento Serra, a participação em um evento desse porte irá proporcionar diversos benefícios para a formação cidadã do educando. “Foi a primeira vez que ele competiu no Sul-Americano, e essa experiência vai além do esporte. A oportunidade de conhecer novas pessoas, novas culturas, e de conhecer esportistas de outros países vai agregar na capacidade dele de interagir e de socializar dentro e fora das pistas”, afirma Diogo, que supervisionou o desempenho do educando no evento.

Na Arena Pernambuco, Davi teve a oportunidade de presenciar a vitória de sua principal referência na marcha atlética, o brasiliense Caio Bonfim, que conquistou o título e bateu o recorde brasileiro na prova dos 20 km. Caio Bonfim está confirmado nos Jogos Olímpicos de Paris, assim como Viviane Lyra, que confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeã dos 35 km.

Educação integral

Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora.

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]