Educando da Estação Conhecimento representa o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares

Brayan Silva Litig vai participar da competição que reúne jovens talentos esportivos de até 14 anos, em Santiago, no Chile, de 4 a 9 de dezembro

O educando de atletismo Brayan Silva Litig, de 14 anos, vai viver uma experiência marcante na sua formação cidadã: o adolescente foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para participar dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2023, que serão realizados de 4 a 9 de dezembro, em Santiago, no Chile.

O adolescente conquistou a vaga devido ao seu desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), onde conquistou a segunda colocação na prova dos 2000m, em 2023. Nesta sua primeira viagem internacional, ele vai disputar a prova de 2000m na categoria de 12 a 14 anos, com supervisão do educador Diogo Mello.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares reúnem mais de duas mil crianças de 11 países e promovem um grande encontro sociocultural esportivo. Além do Brasil, participam da competição Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname.

 O Brasil participará com uma delegação de 222 pessoas, entre atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica.

Para Brayan, a oportunidade de representar o Brasil na competição internacional poderá abrir portas para a sua carreira. “Estou muito feliz. A convocação é uma conquista muito importante para mim e que venho buscando desde o começo do ano nos treinamentos na Estação Conhecimento Serra. Minha expectativa é competir bem, fazer uma boa marca e, quem sabe, trazer o pódio para o Brasil”, vislumbra.


Formação cidadã
Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, os bons resultados obtidos pelos educandos estão em consonância com a missão institucional da organização, que trabalha o esporte como ferramenta potente para o desenvolvimento humano. “O esporte imprime valores, é organizado, promove o convívio social, a cooperação e muito respeito. Todos estes elementos são fundamentos da educação integral e da formação cidadã”, observa Ana Angélica. “Além disso, quando uma criança ou adolescente alcança um resultado relevante, está sendo também um exemplo de autossuperação em casa, na escola e na comunidade, e isso é transformador”, completa a diretora.

 

PERFIL DE BRAYAN SILVA LITIG:

  • Recordista estadual nas provas de 800m e 2000m, de 12 a 14 anos;
  • Bicampeão Brasileiro Escolar no revezamento 5x80m integrado em 2022 e 2023;
  • Vice-campeão Brasileiro Escolar nos 2000m em 2023;
  • 4º colocado na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, nas provas de 1000m e 1000m com obstáculo em 2023;
  • Campeão estadual nas categorias Sub-14 e Sub-16

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial do município. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom


 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]