Estação Conhecimento Serra recebe referência nacional em educação inclusiva

A consultora Maria Antônia Goulart vai conduzir o segundo encontro de capacitação em educação inclusiva, nos dias 19 e 20 de setembro, voltado para colaboradores da instituição, professores e educadores

A consultora Maria Antônia Goulart, cofundadora e coordenadora do Movimento Down, retorna ao Estado para ministrar o segundo encontro da Formação em Educação Inclusiva, oferecida pela Estação Conhecimento Serra a colaboradores da instituição e educadores da rede de assistência e professores da rede estadual de ensino.

A formação será realizada na Estação Conhecimento Serra, em 19 e 20 de setembro, das 8h às 17h. A participação é gratuita, limitada a uma vaga por organização.

O objetivo da atividade é capacitar e promover a reflexão-ação dos participantes, para que suas práticas e metodologias proporcionem um ambiente de igualdade e oportunidades para todos na rede socioassistencial e educacional.

Coordenadora da iniciativa do Unicef do livro digital acessível no Brasil e membro do Comitê Gestor do Centro de Referências em Educação Integral, Maria Antônia Goulart é referência nacional em educação inclusiva, sendo coautora do livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil” (Editora Penso, 2012).

Estudos de casos

De acordo com a consultora, durante a formação serão discutidos estudos de casos concretos vivenciados na Estação Conhecimento Serra, de forma a identificar os principais desafios para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência e estratégias práticas de inclusão. “Trataremos conceitos e princípios da educação inclusiva e da acessibilidade e inclusão, o desenho universal para a aprendizagem e exemplos práticos”, adianta Maria Antônia. O principal objetivo, conforme destaca a profissional, é aprimorar a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na Estação Conhecimento Serra.

Programa de inclusão

A diretora Ana Angélica Motta destaca que a formação integra o programa de inclusão da Estação Conhecimento Serra, que visa conscientizar e capacitar colaboradores para que a instituição seja um espaço de fato inclusivo. “Em 2022 realizamos dois momentos de capacitação sobre a história e legislação, no que diz respeito à educação inclusiva, e agora convidamos a consultora Maria Antônia para ministrar esse momento com os nossos colaboradores e educadores da rede”, afirma a diretora.

Segundo Ana Angélica, as atividades incluem diálogos com conceitos e referências, metodologias ativas e ferramentas tecnológicas variadas. “Dessa forma pretendemos promover a experiência da construção de conhecimento para que os participantes possam colocar em prática no seu dia a dia”, comenta.

 

  • PROGRAME-SE:

Formação Educação Inclusiva – Segundo encontro

Consultora: Maria Antônia Goulart

Datas: 19 e 20 de setembro, das 8h às 17h 

Público-alvo: Colaboradores da Estação Conhecimento Serra, educadores da rede de assistência e professores da rede de educação

Local: Estação Conhecimento Serra – Av. Meridional, S/N – Cidade Continental – Serra, ES. Tel.: (27) 3298-7100

Vagas: encerradas

 

PROGRAMAÇÃO 19 DE SETEMBRO

9h às 10h – Café de boas-vindas;

10h – Abertura equipe Estação Conhecimento Serra;

10h15 – Apresentação da programação;

10h30 – Retomada da metodologia de planejamento do encontro anterior;

11h – Apresentação dos planejamentos elaborados pelos grupos com comentários e sugestões do coletivo (10 minutos para cada grupo e 10 minutos para comentários);

Total de 12 grupos (4 h)

12h – Almoço;

13h – Retorno do almoço com a continuidade da atividade da manhã;

15h – Lanche;

15h25 – Continuação da apresentação dos grupos;

16h45 – Encaminhamentos para o dia seguinte;

17h – Encerramento

 

20 DE SETEMBRO

8h às 9h – Café de boas-vindas;

9h – Início com a retomada dos encaminhamentos do dia anterior;

9h30 – Apresentação de referências para os temas abordados nos planejamentos;

11h – Trabalho em grupos para revisão das propostas de planejamento à luz dos comentários do grupo e das referências apresentadas;

12h – Almoço;

13h – Retorno com a continuidade do trabalho em grupo da manhã;

14h – Apresentação dos grupos com a participação dos integrantes e confecção do painel coletivo;

15h – Leitura coletiva do painel com comentários da consultora;

15h30 – Lanche

15h45 – Avaliação do encontro;

17h – Encerramento

  • SOBRE A CONSULTORA:

Maria Antonia Goulart é mestre em saúde coletiva pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz, e bacharel em Direito, com formação pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Atuou por seis anos como secretária municipal da cidade de Nova Iguaçu (RJ), sendo a responsável pela concepção e implementação do Programa Intersetorial de Educação Integral Bairro-Escola, tendo a partir dessa experiência colaborado com o desenvolvimento e a implementação do Programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC).

A profissional é atuante nos últimos 10 anos em modelagem e implementação de programas de formação de educadores nas áreas de educação integral, educação inclusiva, arte contemporânea e ciência e tecnologia.

 Cofundadora do Centro de Referências em Educação Integral, atuou diretamente na criação da plataforma educação integral na prática e de programas de formação de gestores, coordenadores pedagógicos e educadores. Na área de ciência e tecnologia, participou, em 2017, do programa de Fellowship da Fundação Lemann Desafio da Aprendizagem Criativa, no laboratório Lifelong Kindergarten do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

 É cofundadora do Laboratório Maker Elaborando e consultora do programa de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts&Design, Math) do SESI Nacional e do Museu de Ciência e Tecnologia SESI Lab, em processo de desenvolvimento com a equipe do Exploratorium, de São Francisco (Califórnia/EUA).

 Acessibilidade

Na área de acessibilidade e inclusão, é cofundadora e coordenadora do Movimento Down, que produz e dissemina informações relacionadas ao tema da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência para famílias e profissionais das áreas de saúde e educação, com alcance mensal de 260 mil pessoas em mais de cem países.

Dos diversos projetos em que atua destaca-se a participação na elaboração do protocolo e a coordenação da elaboração do protótipo do projeto “Accessible Digital Textbooks”, do UNICEF, em implementação no Quênia, Uganda, Nicarágua e Paraguai.

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO SERRA:

Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

 

  • MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

 

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira
55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]