Banda Sinfônica Vale Música apresenta concerto inspirado na obra “A Divina Comédia”

Espetáculo baseado no clássico da literatura mundial será apresentado na próxima sexta, 15 de setembro, no Teatro Universitário, sob a regência do maestro Eduardo Lucas. Foto: Fábio Prieto

Escrita pelo italiano Dante Alighieri no século XIV, a obra-prima da literatura mundial “A Divina Comédia” inspira o próximo concerto do Projeto Vale Música Espírito Santo. Intitulado “Banda Sinfônica Vale Música apresenta A Divina Comédia”, o espetáculo será realizado na próxima sexta-feira, 15 de setembro, às 20h, no Teatro Universitário, em Vitória.

A apresentação terá regência do maestro Eduardo Lucas e integra a programação de aniversário de 12 anos da Estação Conhecimento Serra, instituição executora do Projeto Vale Música no Espírito Santo. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Na obra original, Dante é autor, narrador e personagem principal do livro, que é dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Guiado pela alma do poeta Virgílio, Dante atravessa o Inferno e o Purgatório até chegar ao Paraíso, onde encontra a alma de sua querida Beatriz, que busca a salvação para o seu amado. Toda a obra é construída por meio de uma estrutura de poemas de viés épico.

O maestro Eduardo Lucas conta que idealizou o concerto a partir da memória afetiva de sua adolescência e do desejo de promover a intersecção entre música, literatura e artes visuais junto aos alunos. “No ensino médio me deparei pela primeira vez com ‘A Divina Comédia’ e com outras obras clássicas da literatura nacional e internacional. A maneira como Dante teceu sua narrativa encantou-me profundamente, por meio do cruzamento de saberes da cosmologia grega com os princípios do crist ianismo”, revela.

Poemas sinfônicos


Para retratar musicalmente o clássico de Dante Alighieri, o maestro revisitou a tradição dos poemas sinfônicos, como são chamadas as obras musicais inspiradas em textos literários, vertente muito presente na música de concerto a partir do século XIX. “Escolhi uma obra do compositor estadunidense Robert W. Smith, que se inspirou no texto de ‘A Divina Comédia’ de Dante para criar uma belíssima composição em quatro movimentos: Inferno, Purgatório, Ascensão e Paraíso”, adianta Eduardo Lucas.

Juntamente com esta peça central, o repertório incluirá obras de compositores renomados como Jacob de Haan, Leonard Bernstein, Johann Sebastian Bach e o pernambucano José Ursicino da Silva, mais conhecido como Maestro Duda.  Uma experiência desafiadora para os jovens integrantes da Banda Sinfônica Vale Música, um dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, e para a Banda Intermediária, formada por alunos em fase de preparação, que fará uma participação especial no concerto, sob a regência de Ludhymila Bruzzi.

Exposição

A imersão na obra de Dante Alighieri (1265-1321) inspirou também as criações artísticas de 30 educandos, que serão expostas ao público no hall do teatro. Tendo como referência as ilustrações feitas pelo francês Gustave Doré para “A Divina Comédia”, no século XIX, os jovens produziram pinturas, colagens e desenhos em formatos diversos, utilizando materiais como giz pastel, carvão vegetal, lápis aquarelável, papel craft e chapa acrílica.

Assim como na obra “A Divina Comédia”, o concerto terá um narrador que irá guiar o público na jornada de Dante, papel que caberá ao cantor lírico Carlos Kelert.

A realização deste espetáculo integra a proposta pedagógica do Projeto Vale Música Espírito Santo ao demonstrar aos seus alunos a importância do diálogo entre as linguagens artísticas. “Nosso objetivo é ampliar as interações do Vale Música com todas as expressões artísticas. Tais experiências são extremamente e enriquecedoras para nossos educandos”, conclui o maestro Eduardo Lucas.


 

  • PROGRAME-SE:

 

Concerto Banda Sinfônica Vale Música apresenta: A Divina Comédia

Adaptação da obra de Dante Alighieri

Regência: Eduardo Lucas

Participação especial: Banda Intermediária Vale Música
Regência: Ludhmylla Bruzzi

Data: 15 de setembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória, ES, 29.075-910
 

  • Exposição de obras dos alunos inspiradas em “A Divina Comédia”

Abertura: 19h
Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de Sã ;o Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]