Bandas em formação do Vale Música apresentam o concerto “Os 4 Elementos” em Vitória

Apresentação de grupos iniciantes do projeto será no dia 12 de setembro, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, inspirada nos quatro elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar. Foto: Fábio Prieto

Unir arte e educação de forma inovadora, explorando a conexão humana com a natureza através da música: esta é a proposta do concerto “Os 4 Elementos”. O espetáculo será apresentado pelos quatro grupos iniciantes do Núcleo de Bandas do Projeto Vale Música Espírito Santo, na próxima terça-feira (12), às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória (ES).

 A apresentação integra a programação de aniversário de 12 anos da Estação Conhecimento Serra, instituição executora do Projeto Vale Música no Espírito Santo. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do evento. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Nesta iniciativa didática, que contará com a participação de mais de 40 alunos, cada grupo musical é associado a um dos quatro elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar.

Simbolizada pelo elemento Água, a Banda Elementar faz a sua estreia em 2023, sob a regência do maestro Eduardo Lucas. O grupo vai executar as obras “Dlim-Dlim Dlão” e “Bambalalão”, ambas com arranjo de Joel Barbosa.

Formada por alunos que estão engajados no projeto há mais de três anos, a Banda Intermediária, ligada ao elemento Terra, apresentará os temas “Coral”, de J.S. Bach, e “Danzon”, “Huayno” e “Raspa”, do compositor colombiano Victoriano Valencia. A regência é de Ludhymila Bruzzi. O grupo fez a sua estreia na abertura do concerto “Luz Imortal”, da Banda Sinfônica Vale Música, em outubro de 2022, e seus integrantes estão em fase de preparação para integrar a Banda Sinfônica.

Na terceira parte do concerto, a Jazz Band Elementar, que representa o elemento Ar, vai executar as peças “Dlim-Dlim Dlão” (Ijexá), “Berimbau” e “Bambalalão” (Baião), com arranjos do regente assistente Tiago Veloso.
 

Última banda da noite, a Jazz Band Intermediária, que simboliza o elemento Fogo, vai destacar a sonoridade jazzística com as composições “Lil Bassie”, “Cantaloupe Island” e “Taj Mahal”, também sob a regência de Tiago Veloso.


Experiência transformadora
Para o maestro Eduardo Lucas, responsável pela coordenação do Núcleo de Bandas do Vale Música e pela direção artística do concerto, o evento representa uma demonstração de como educação e cultura podem ser entrelaçadas para criar uma experiência transformadora, tanto para os músicos quanto para o público. “Este concerto serve como um lembrete da riqueza e complexidade da relação humana com o mundo natural, uma lição que parece ainda mais crucial nos tempos atuais”, comenta o maestro.

 

  • PROGRAME-SE:

 

Concerto “Os 4 Elementos”

Com o Núcleo de Bandas do Projeto Vale Música Espírito Santo


Coordenação e direção artística: Eduardo Lucas
Data: 12 de setembro (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória, ES, 29.015-210
Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura
 

Abertura

Apresentação da proposta pedagógica do Núcleo de Bandas do Vale Música
Leitura do poema (uma aluna do Vale Música)

 

Parte 1: Água – Banda Elementar

Regente titular: Eduardo Lucas
Dlim-Dlim Dlão – Arranjo: Joel Barbosa
Bambalalão – Arranjo: Joel Barbosa

 

Parte 2: Terra – Banda Intermediária

Regente assistente: Ludhymila Bruzzi
Coral – J.S. Bach
Danzon – Victoriano Valencia
Huayno – Victoriano Valencia
Raspa – Victoriano Valencia

 

Parte 3: Ar – Jazz Band Elementar

Regente assistente: Tiago Veloso
Dlim-Dlim Dlão (Ijexá) – Arranjo: Tiago Veloso
Berimbau – Arranjo: Tiago Veloso
Bambalalão (Baião) – Arranjo: Tiago Veloso

 

Parte 4: Fogo – Jazz Band Intermediária

Regente assistente: Tiago Veloso
Lil Bassie – Arranjo: Mike Carubia
Cantaloupe Island – Arranjo: Mike Kamuf
Taj Mahal – Arranjo: Tiago Veloso

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de Sã ;o Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]