Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta com alunos do Vale Música no Aterro do Flamengo

Concerto que acontece neste domingo, 11 de dezembro, é gratuito e marca o encerramento das atividades didáticas da OSB junto aos estudantes de Serra (ES), Belém (PA) e Corumbá (MS) no ano de 2022

No próximo domingo (11), às 16h30, a Orquestra Sinfônica Brasileira realizará um concerto gratuito em palco montado no Aterro do Flamengo. A apresentação é uma integração entre OSB e o Programa Vale Música e contará com a participação de 36 jovens alunos do programa, vindos das cidades de Belém (PA), Serra (ES) e Corumbá (MS), que participaram de atividades didáticas e artísticas com a orquestra ao longo de 2022. A regência ficará a cargo do maestro Daniel Guedes, que conduzirá obras como “Bachianas Brasileiras nº 4”, de Heitor Villa-Lobos, Abertura da ópera “Guilherme Tell”, de Rossini, e “Saudade”, de Chiquinha Gonzaga.

Quinze alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo participarão do espetáculo: Bruna Leite (percussão), Israel Cardoso (percussão), Gabriel Albernaz (percussão), João Margon (violino), Samuel Cabidelle (violino), Maria Júlia Euzebio (violino), João Pedro Albernaz (violino), Ana Vitória Salles (violino), Marcos Viola (viola), Leonardo Moura (baixo), Ludmila Rocha (flauta), Katt Kesley (clarinete), Caíque Tadeu (viola), Joyce Rodrigues (cello) e Adão Carvalho (clarinete).

Os jovens que estarão com a OSB no concerto são alguns dos que participaram de intensas atividades junto à orquestra em 2022. Foram aulas, mentoria artística, residências pedagógicas, workshops, participação em concertos, entre outras atividades, que tiveram como objetivo aprimorar a técnica instrumental dos alunos e oferecer a eles uma vivência orquestral. “Ao longo do ano, os músicos da OSB estiveram preparando esses jovens de diversas formas para melhorarem seu desempenho musical. Essas interações são muito importantes para aprofundarmos o entrosamento, estimulando trocas e intercâmbios de conhecimentos, focando no aperfeiçoamento da performance de palco dos alunos”, diz Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

As ações fazem parte do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Fundação OSB em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 3,5 mil alunos. A iniciativa tem como objetivos principais a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

Com o objetivo de dialogar com outros projetos de mesma natureza na cidade do Rio de Janeiro, a apresentação de abertura ficará por conta da Orquestra Violões do Forte de Copacabana, projeto social que atende 25 jovens de baixa renda também por meio da educação musical e que promove concertos mensais no Forte de Copacabana.

 

  • SERVIÇO:

 

Concerto de Integração OSB Vale Música

 

Dia 11 de dezembro (domingo), às 16h30

Local: Aterro do Flamengo (altura da Marina da Glória) – Rio de Janeiro

Grátis. Livre.

Saiba mais em www.osb.com.br | www.conexoesmusicais.com.br

  • PROGRAMA:

Gioachino Rossini – Abertura da ópera Guilherme Tell

Georges Bizet – Carmen | Suite

  1. Prelúdio
  2. Intermezzo

III. Seguedille

  1. Les dragons d’Alcala
  2. Les Toréadors

Chiquinha Gonzaga – Saudade

Heitor Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº4

  1. Prelúdio
  2. Dança

Carlos Gomes – Alvorada de Lo Schiavo

Johannes Brahms – Danças Húngaras 1 e 5

Ary Barroso – Aquarela do Brasil

 

  • A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinador, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

  • SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 

Assessoria de Comunicação Vale

Elaine Vieira

Tel. 55 (27) 3333-3633
Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES

www.vale.com/saladeimprensa

www.vale.com/newsroom

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES

José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]