Um grupo de usuários da Estação Conhecimento de Serra e de 25 alunos e alunas do Coral Jovem Vale Música passou por uma experiência pedagógica inédita, no último dia 12 de agosto, com a oficina ministrada pelo compositor, violonista e arranjador Renato Epstein. Integrante do grupo mineiro Barbatuques, o músico apresentou seu conhecimento aos usuários da Estação Conhecimento de Serra dentro do 2º Ciclo de Formação de Educação Científica e Tecnológica, eixo que está alinhado ao Projeto Político-Pedagógico da instituição.
O primeiro ciclo teve como tema “Astronomia-Astronáutica”. Já o segundo ciclo, abordado por Renato Epstein, trabalhou o tópico “Construindo e Descobrindo Culturas Locais”. Na oficina, destinada a alunos e educadores de diversas linguagens, o músico ensinou questões relacionadas à produção em estúdio – presente no Espaço Maker da Estação Conhecimento de Serra – bem como a utilização do próprio corpo como instrumento musical.
De acordo com o maestro Max Michel Alves, regente de coros do Projeto Vale Música Espírito Santo, a atividade destinada ao Projeto Vale Música teve como objetivo oferecer ferramentas de utilização da percussão corporal para composição de peças corais dos grupos de coros do projeto. “A oficina é uma formação complementar para o Coro Jovem, que utiliza a movimentação cênica como característica principal do grupo”, observa.
Para a pedagoga Olga Karina, que coordenou a atividade, a oficina foi extremamente produtiva para os alunos e educadores ao mostrar que a música está inserida naturalmente no dia a dia das pessoas. “Trazer o Renato Epstein para esta formação foi uma grande experiência! Os educadores e usuários puderam vivenciar e aprender muito com ele. O jeito dele ensinar é fascinante, teve teoria e muita prática, e todos nós ficamos perplexos com o carisma do Renato. Através dos seus ensinamentos percebemos que o corpo pode ser o nosso próprio instrumento”, descreve Olga.
Educação Científica e Tecnológica
A diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, explica que a criação do Eixo de Educação Científica e Tecnológica integra uma mudança profunda na linguagem educacional da instituição, com base na utilização da tecnologia para ampliação das práticas pedagógicas junto aos seus beneficiários. “Antes da pandemia da Covid-19, a Estação Conhecimento de Serra já desenvolvia atividades de informática, inclusão digital e robótica junto às crianças e adolescentes. Agora, ampliamos esse conceito com a inauguração do Laboratório Maker, onde os beneficiários terão acesso a uma visão integrada das atividades, conectando ciência e tecnologia à vida cotidiana do centro pedagógico”, destaca.
- SOBRE RENATO EPSTEIN:
Compositor, violonista e arranjador, Renato Epstein atua desde 1989 na área da música popular brasileira. É integrante do grupo Barbatuques (MG) desde sua fundação, em 1995, com o qual vem realizando shows e oficinas pelo Brasil e o exterior. É também um dos responsáveis pela produção internacional do grupo.
Em 2012, participou como compositor e arranjador de diversas faixas do CD infantil “TUM PÁ”, do Barbatuques. Compôs, juntamente com André Hosoi, a música “Beautiful Creatures”, considerada um dos principais temas do filme “Rio 2”, lançado em 2014 pela Fox.
Como violonista, acompanhou o trabalho da cantora Fabiana Cozza durante dez anos, tendo participado da gravação de seus dois CDs, “O samba é meu dom” e “Quando o céu clarear”, e de seu DVD, lançado em 2010. Também integra o grupo de música judaica Zamarim, formado em 1997, do qual é um dos sócios fundadores. Foi integrante do grupo Trovadores Urbanos e realizou, durante dez anos, mais de 4 mil serenatas.
Formado em Engenharia Eletrônica pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com Licenciatura em Artes e Pós-graduação em Educação Musical pelo Claretiano, é professor de música na Escola Lourenço Castanho, desde 2012, onde também leciona os cursos de coral, produção musical e bandas, Music and Drama e Music Creation, no período extendido bilíngue, além de ser professor no curso IB DP Music, no Ensino Médio. Em 2015, coordenou a trilha sonora do seriado “BUUU, Um Chamado para a Aventura”, exibido pelo canal Gloob.
- SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE SERRA:
Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Vale
Carla Nascimento
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom
Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]