Vale Música recebe a Caravana Sinos

Entre 04 e 07 de julho, cerca de 75 alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo vão passar por uma capacitação com professores renomados do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, na Estação Conhecimento de Serra

Carla Rincón - pedagogia e violino

O Projeto Vale Música Espírito Santo recebe, entre 04 e 07 de julho, a Caravana Sinos, que integra o conjunto de ações do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. A iniciativa consiste na capacitação de professores, monitores, instrumentistas, alunos e maestros de orquestras de projetos sociais. Um grupo de 75 alunos de instrumentos de cordas do Vale Música terá acesso a oficinas presenciais de professores renomados como Carla Rincón (pedagogia e violino), Luciana Rodrigues (pedagogia e viola), Julio Possette (pedagogia e violoncelo) e Rodrigo Favaro (pedagogia e contrabaixo). 

Luciana Rodrigues: pedagogia e viola

Nesta edição, serão oferecidas oficinas do Curso de Pedagogia das Cordas, uma das linhas de ação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), e que tem como objetivo a capacitação de professores e monitores de orquestras de projetos sociais para o ensino coletivo bem como oficinas específicas para instrumentos de cordas, abertas também a alunos e instrumentistas.

Julio Possette: pedagogia e violoncelo

No Espírito Santo, a Caravana Sinos conta com a parceria da Fundação Vale, através do Projeto Vale Música Espírito Santo. O Sinos integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música. 

Rodrigo Favaro: pedagogia e contrabaixo

As Caravanas Sinos oferecem aulas dedicadas ao ensino e prática de diferentes instrumentos e à regência, entre outras. As atividades, gratuitas, têm à frente um time de profissionais de música integrantes da rede do Sinos e são realizadas nos espaços dos projetos sociais e em instituições parceiras, como escolas, conservatórios, universidades, teatros, orquestras profissionais e associações. Confira a relação completa de aulas, com suas datas e horários no site https://caravana.sinos.art.br. 


O Projeto Sinos 

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br. 

 
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE: 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:  

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 


MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 


Projetos UFRJ – Funarte:  

[email protected] 


Assessoria de Comunicação Vale
 
Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633 Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 


Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento Serra/Projeto Vale Música ES
 
José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]