Estação em Rede promove palestra sobre inovação em projetos sociais

O gerente de Políticas Públicas para Juventude da Serra, Sebastião Câncio Pereira Junior, compartilhou sua experiência em gestão de projetos sociais para 52 usuários do Projeto Estação em Rede, no último dia 06 de maio 

Como desenvolver projetos e ações sociais de modo a produzir impactos positivos em seus territórios de atuação? Esta e outras questões relacionadas à inovação social foram abordadas na palestra apresentada pelo gerente de Políticas Públicas para Juventude da Serra, Sebastião Câncio Pereira Junior, no último dia 06 de maio, no Auditório da Estação Conhecimento de Serra, tendo como público-alvo 52 usuários do Projeto Estação em Rede. 

Com o tema “Desenvolvimento de Ações e Projetos Sociais”, a palestra integra o currículo do Curso de Educação Empreendedora e Inovação Social do Projeto Estação em Rede, desenvolvido pela Estação Conhecimento de Serra com o objetivo de potencializar ideias e dar voz a adolescentes e jovens de comunidades do município da Serra.  

Durante o evento, os adolescentes tiveram a oportunidade de ouvir um pouco da trajetória e as experiências do palestrante Sebastião Câncio em ações e projetos sociais de sucesso. Além disso, o profissional apresentou ferramentas para desenvolvimento de ações e projetos e exemplos práticos de utilização. Foi um momento de formação, troca de ideias e muito aprendizado, conforme destaca o professor articulador Angelo da Conceição Demuner, que coordenou a ação juntamente com a educadora social Ana Carolina Schmidel Gava e o estagiário de comunicação Jhonatan Gonçalves Silva. “Estava previsto no cronograma e no currículo do curso que traríamos um ‘case de sucesso’ para estimular os alunos. O Sebastião Câncio tem uma trajetória de coletivos, de movimentos sociais, ele orienta projetos e ações sociais, e ministra palestras sobre esses temas. A participação dele foi importantíssima. Além de compartilhar a experiência dele, também falou sobre a parte técnica”, comenta Angelo. 

O professor articulador destaca que os participantes interagiram bastante com o palestrante. “Eles tiveram a oportunidade de ouvir uma pessoa que aplica tudo o que eles estão estudando e que teve sucesso. O Sebastião conseguiu ascender tanto socialmente quanto economicamente por meio de ações sociais que se tornaram projetos e que o fizeram despontar”, pontua. 

SOBRE O PROJETO ESTAÇÃO EM REDE: 

Desenvolvido pela Estação Conhecimento de Serra, o Projeto Estação em Rede consiste em um conjunto de oficinas no campo da educação empreendedora e da inovação social, voltadas para o crescimento pessoal e para a formação de adolescentes e jovens com habilidade para criar e executar projetos que geram impacto em seus territórios. 

O ciclo pedagógico atende 200 adolescentes/jovens moradores da Serra, com idade de 14 a 17 anos e 11 meses incompletos. O projeto prevê o financiamento e execução de ideias criadas pelos adolescentes/jovens em seus territórios, com tutoria permanente, formação de redes locais e acompanhamento contínuo dos participantes pela Estação Conhecimento de Serra. 

Com o Projeto Estação em Rede, a Estação Conhecimento de Serra pretende estimular os jovens a criar projetos baseados em suas próprias ideias e contextos de vida, promovendo o reconhecimento de suas potencialidades. “Trabalhamos sob a ótica dos adolescentes como agentes de transformação social nos territórios onde vivem a partir da potencialização do seu poder de inovação nas comunidades”, explica a diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta.  

 

  • SOBRE A ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE SERRA: 

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.  

 

  • Mais informações para a imprensa 

 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]