Professor de trombone apresenta palestra sobre estratégias de ensaio e regência de bandas

Doutor em Música pela UNIRIO e professor de trombone da Universidade Federal da Bahia, Lélio Alves vai falar aos alunos do Curso de Introdução à Regência do Programa Vale Música, neste sábado, pela plataforma Zoom 

Doutor em música pela UNIRIO e professor de trombone da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lélio Alves possui ampla experiência no campo das artes, com atuação nas áreas de música de câmara, ensino de instrumentos de metal, catalogação de repertório brasileiro, prática de conjunto, história da música e metodologia da pesquisa. Neste sábado (02), o professor vai transmitir este conhecimento em uma aula-palestra para os alunos do Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música, das 13h às 17h, por meio da plataforma Zoom Meetings. 

Com o tema “Estratégias de ensaio e regência de bandas de música no Brasil”, a atividade terá transmissão online para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados em Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.  

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional.  

De acordo com o professor, em um primeiro momento o conteúdo será apresentado ao grupo de forma expositiva, com slides e material sonoro. “No decorrer do curso os temas serão discutidos com todo o grupo. Cada participante terá a oportunidade de relatar sua experiência e de fazer questionamentos sobre o tema”, adianta. 

 
Currículo 

Somando-se ao doutorado na UNIRIO, Lélio Alves possui vasta formação acadêmica, com graduação em Música (trombone e tuba) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduação em Programa de Formação Pedagógica pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC); especialização em Docência Superior pela Faculdade Béthencourt da Silva (Fabes-RJ); e mestrado em Música pela UFRJ. 

Na Universidade Federal da Bahia, desempenha atualmente as funções de professor de trombone, professor do Mestrado Profissional (PPGPROM), professor do Programa de Pós Graduação Acadêmica (PPGMUS) e membro do Quinteto de Metais da UFBA. Paralelamente, é membro do grupo Belle Époque (RJ), professor e coordenador do Curso do de Pós-Graduação em Regência de Bandas de Música e Coro do Coletivo das Artes, professor de instrumentos de sopros e regente-fundador da Banda de Concerto da FAETEC-Marechal Hermes.  

Entre os grupos de que participou destacam-se a Orquestra Sinfônica da Bahia, Banda Sinfônica do CBMERJ, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra BR Sinfônica, Quinteto Carioca de Metais e Madrigal de Trombones do RJ. 


O Curso
 

 O Curso Online de Introdução à Regência do Programa Vale Música tem coordenação do Projeto Vale Música Espírito Santo e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom.  


SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 


SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall (EUA), na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 


MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música ES 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]