Inscrições encerradas para o Vale Música

A lista de selecionados para as 120 vagas oferecidas e a lista de suplência estarão disponíveis a partir do dia 05 de abril no site da Estação Conhecimento de Serra

As inscrições online para os novos beneficiários do Vale Música, projeto sociocultural mantido pelo Instituto Cultural Vale no Espírito Santo, se encerraram nesta sexta-feira (25). Ao todo foram oferecidas 120 vagas destinadas a crianças, adolescentes e jovens de 07 a 22 anos e que tenham interesse em estudar música nos polos de ensino dos municípios de Serra e Vitória. As vagas são voltadas para moradores da Grande Vitória e que sejam alunos da rede pública de ensino ou com bolsa integral em escolas particulares da Grande Vitória e universitários.  

A equipe do Projeto Vale Música Espírito Santo vai organizar e classificar os resultados de todos os candidatos de acordo com a disponibilidade de instrumentos de cada Grupo de Referência. A lista de selecionados e a lista de suplência estarão disponíveis no site da Estação Conhecimento de Serra (https://estacaoconhecimentoserra.org) a partir do dia 05 de abril.  

Para o Núcleo Parque Botânico Vale, em Vitória, foram oferecidas 40 vagas para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos completos. A seleção visa à composição do Coral Infantojuvenil Vale Música, com vagas voltadas para sopranos, contraltos e barítonos.  

Para o Núcleo da Estação Conhecimento de Serra, há 80 vagas disponíveis para os instrumentos: euphonium, trompa, tuba, trombone, trompete, flauta, clarinete, fagote, oboé, saxofone, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e elétrico, violão, guitarra, percussão/bateria e piano; e para o Coral Jovem Vale Música: sopranos, contraltos, tenores e baixos.  

As vagas são voltadas para composição dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música ES: Coral Jovem Vale Música, Camerata Jovem Vale Música, Orquestra Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música e Vale Música Jazz Band; e também para a Banda Experimental Vale Música, Coral Juvenil Vale Música e Orquestra Experimental Vale Música. 

Avaliação  

Durante o processo de avaliação, todos os candidatos deverão realizar teste de leitura textual mínima e teste de aptidão musical, além de passar por uma entrevista. Os candidatos que já possuem nível técnico no instrumento precisarão apresentar uma peça de livre escolha.  Os testes serão realizados na Estação Conhecimento de Serra, nos dias 28 a 30/03 (segunda a quarta-feira), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30; e no Parque Botânico Vale, no dia 31/03 (quinta-feira), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

Matrículas e aula inaugural 

As matrículas vão acontecer na Estação Conhecimento de Serra e no Parque Botânico Vale, nos dias 06, 07 e 08 de abril, com aulas inaugurais no dia 11 de abril, na Estação Conhecimento de Serra; e 12 de abril, no Parque Botânico Vale. 

Em caso de dúvida, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail [email protected] 

 

CRONOGRAMA:  

ATIVIDADE 

DATA 

Inscrição 

16 a 25/03/2022 

Avaliação na Estação Conhecimento de Serra 

28, 29, 30/03/2022 

Avaliação no Parque Botânico Vale  

31/03/2022 

Divulgação da lista de aprovados e lista de suplência  

05/04/2022 

Matrícula na Estação Conhecimento de Serra e no Parque Botânico Vale  

06, 07, 08/04/2022 

Aula Inaugural – Estação Conhecimento de Serra   

11/04/2022 

Aula Inaugural – Parque Botânico Vale  

12/04/2022 


SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
 

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org. 

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA: 

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:   

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: 

Assessoria de Comunicação Vale 

Elaine Vieira 
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039 
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES 
www.vale.com/saladeimprensa 
www.vale.com/newsroom 

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra 

José Roberto Santos Neves 
(27) 99972-8028 
[email protected] 
[email protected]