Maestro da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca realiza palestra para alunos do Curso de Regência

O maestro Anderson Alves vai falar sobre o tema “Uma Abordagem Ampla de Técnica, Prática, Repertório e Ensaios”, neste sábado (21), pela plataforma Zoom

 

Os principais desafios do dia a dia de um regente, desde a técnica, que é essencial para a formação do maestro, até a preparação de ensaios e a escolha de repertório: este é o conteúdo da palestra que o maestro Anderson Alves vai realizar para os alunos do Curso Online de Introdução à Regência, neste sábado (21), das 13h às 17h, por meio da plataforma Zoom. A atividade será transmitida para 330 alunos de 24 Estados brasileiros, selecionados por meio de Edital lançado no site da Estação Conhecimento de Serra. Considerando-se os alunos de docentes matriculados, indiretamente a formação vai contemplar cerca de 6,5 mil estudantes em todo o Brasil.

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Curso Online de Introdução à Regência integra o Programa Vale Música e é destinado a estudantes de música, professores, músicos, regentes de bandas, orquestras, corais e grupos de jazz, entre outras formações musicais. Todas as atividades são desenvolvidas de forma remota, com a participação de regentes e musicistas de projeção internacional.

Natural do Rio de Janeiro, o maestro, compositor e instrumentista Anderson Alves tem atuado como regente convidado em importantes orquestras no Brasil, entre as quais a Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Atualmente é maestro da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, maestro e diretor musical do Coro de Câmara Carioca e tem aulas regularmente com o maestro Felipe Cattapan (professor da Musikprojektes an der Universität Bern e da Hochschule der Künste Bern, na Suíça).

Em regência orquestral aperfeiçoou-se com mestres como Isaac Karabtchevsky, Kirk Trevor, Ricardo Rocha e Fabio Mechetti, e especializou-se em regência com Eduardo Lopes, professor do Conservatório de Bordeaux (França), com foco em repertórios para ensemble instrumental e voz.

Como compositor, tem obras para diversas formações, com destaque para “Divertimento para Trio” (parte do CD “Novos Ventos” do Trio Capitu); “Fantasia para Orquestra Sinfônica”; “Suíte Pixinguinha”; e “Canções Lunares para oboé e piano” (obra composta por encomenda do oboísta norte-americano William Wielgus, da National Symphony Orchestra – EUA).

Com o tema “Uma Abordagem Ampla de Técnica, Prática, Repertório e Ensaios”, sua palestra no Curso Online de Introdução à Regência vai abordar fundamentos práticos e teóricos para o desenvolvimento dos regentes. “Os alunos terão a oportunidade de realizar alguns exercícios técnicos (soluções de regência), trabalharemos algumas obras (análise, o que reger, quais são as prioridades etc) e faremos um planejamento detalhado do ensaio”, adianta o maestro, que incluiu na ementa da palestra composições de E. GriegDeux Elegiac Melodies, op.34 (para orquestra de cordas); J. HaydnSinfonia Nº. 60 em dó maior “El Distratto”(1º movimento); W. A. MozartAve Verum Corpus; e Alberto NepomucenoSérie Brasileira (4º movimento: Batuque).

Para o maestro, iniciativas como o Curso Online de Introdução à Regência são essenciais para a formação de novos regentes e para o desenvolvimento do setor musical: “O Curso de Introdução à Regência é um momento ímpar para a formação de novos regentes e uma grande oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Tenho certeza que será muito enriquecedor para todos nós”, comenta Anderson Alves, que atualmente é aluno do curso superior na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, de Portugal.

O Curso

O Curso Online de Introdução à Regência tem coordenação do Projeto Vale Música Serra e o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. Entre os palestrantes convidados estão regentes reconhecidos internacionalmente, como Ricardo Rocha, Letieres Leite, Nelson Ayres, Dario Sotelo, Maria José Chevitarese, Délio Gonçalves, Marcelo Jardim e Marcelo Maganha.

A formação terá um total de 200 horas, sendo 120 horas síncronas, por meio da plataforma de videochamada Zoom, e 80 horas assíncronas, com atividades preestabelecidas no AVA – Google Classroom. Os componentes curriculares do curso serão divididos em 30 encontros, realizados sempre aos sábados, das 13h às 17h.

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, o Curso Online de Introdução à Regência está em consonância com a estrutura pedagógica do Programa Vale Música e com o papel da instituição no processo de democratização do acesso à cultura e do fomento da arte. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O curso de Regência do Vale Música, modalidade inédita no Programa, se junta a outras categorias de formação para possibilitar novas possibilidades aos músicos, reflexo de nossa busca incessante pelo aperfeiçoamento”, destaca Saldanha.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), C entro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

 

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

 Assessoria de Comunicação Vale

Carla Nascimento

(27) 3333-3633/(27) 99312-8848
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

 Assessoria de Imprensa Projeto Vale Música Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]