Aluno do Vale Música Serra tem projeto aprovado em edital da Secult

O trompetista Ailton Junior vai coordenar o projeto Batuque Diferente, que terá residência artística com estudantes de percussão e gravação de música inédita de sua autoria. Foto: Bruno Leão

Chefe do naipe de trompete da Vale Música Jazz Band, um dos grupos de destaque do Projeto Vale Música Serra, o trompetista Ailton Junior conta agora com mais uma realização na sua carreira: o jovem músico teve seu projeto de residência artística “Batuque Diferente” aprovado no Edital 016/2020 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) – Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio para Coletivos Culturais – Interações Estéticas. Além de Ailton Junior, também participaram da elaboração do projeto Ingride Miranda e Joyce Rodrigues, alunas do Projeto Vale Música Serra.

O projeto consiste na realização de uma residência artística com três estudantes de percussão negros, que vai culminar com a gravação de uma música autoral composta pelo trompetista, com arranjo inédito e supervisão do professor de Percussão do Projeto Vale Música Serra, Léo de Paula. A gravação será executada pelos participantes selecionados pelo processo seletivo juntamente com os integrantes do grupo Batida Diferente, formado por Ailton Junior (trompete), Willian Roberto (guitarra), Higor Anterio (contrabaixo) e Allyson Silva (bateria), todos revelados pelo Projeto Vale Música Serra.

A elaboração de projetos para inscrição em editais de fomento corresponde a uma das atividades pedagógicas complementares do Projeto Vale Música Serra. A coordenadora Júlia Sodré explica que a formação contempla um projeto de empreendedorismo cultural, por meio do qual os alunos participam de oficinas de capacitação sobre o Fundo Estadual de Cultura e as possibilidades de captação de recursos para execução de projetos. “Este é o segundo projeto de alunos do Vale Música Serra aprovado no FunCultura. Nosso papel é dar toda a assessoria e as orientações aos alunos visando à sua preparação para o mercado profissional”, comenta Júlia.

Para Ailton Junior, o incentivo do Projeto Vale Música Serra tem sido fundamental para os alunos transformarem suas ideias em projetos com capacidade de execução. “A coordenação nos orienta a alcançar o resultado que a gente almeja. O grupo Batida Diferente nasceu do Vale Música, que nos possibilitou local para ensaios, equipamento e acesso a professores, além de proporcionar workshops sobre empreendedorismo e elaboração de editais”, observa Ailton, que cita como referência o pianista Hércules Gomes. “Ele nos foi apresentado pelo Vale Música, é capixaba e vem de uma condição social muito parecida com a nossa realidade. Seguindo o exemplo dele, nosso grupo se propõe a trabalhar com autoprodução, editais e acesso a recursos públicos”, identifica.

Sobre o projeto Batuque Diferente, Ailton destaca a importância da participação do professor Léo de Paula na supervisão das ações: “O Léo de Paula é uma referência para a percussão e também para a música do Espírito Santo. No final do projeto ele vai ministrar uma aula em vídeo, aberta ao público, na qual irá comentar sobre as etapas de elaboração do arranjo e da gravação”.

 

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA SERRA:

Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música Serra atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Durante o período da pandemia do novo coronavírus todas as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota.

 

  • SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

  • SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

 

  • Contatos

Assessoria de Imprensa Vale

Elaine Vieira

(27) 3333-3633/(27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5500, Camburi 29.090-900 – Vitória, ES
www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra

José Roberto Santos Neves

(27) 99972-8028

[email protected]

[email protected]