Estação em Rede seleciona projetos de alunos para implementação nos territórios

Formado por profissionais de diferentes áreas, o Balcão de Ideias selecionou 19 propostas idealizadas pelos adolescentes participantes do Projeto Estação em Rede para aplicação nos bairros da Serra, de acordo com critérios como plano de ação, orçamento, sustentabilidade e viabilidade de execução em meio à pandemia da Covid-19

Dezenove propostas idealizadas pelos adolescentes participantes do Projeto Estação em Rede foram selecionadas pelo Balcão de Ideias, composto por profissionais de diferentes setores administrativos, no último dia 26 de maio, por meio da plataforma Google Meet. A banca aconteceu no turno matutino, das 8h às 11h, e no vespertino, das 13h30 às 17h, com a participação dos alunos e de gestores de projetos sociais, assistência social, recursos financeiros para o terceiro setor, e educação, arte e cultura.

Os projetos foram selecionados de acordo com critérios como plano de ação, viabilidade de execução, orçamento, mobilização da ação, adaptação à pandemia de Covid-19 e sustentabilidade das ações. A próxima etapa é a produção para a execução das ações que ocorrerão até o final de 2021, nos bairros do município da Serra, momento no qual os jovens irão se reconhecer enquanto agentes de transformação em suas comunidades.

Desenvolvido pela Estação Conhecimento de Serra, o Projeto Estação em Rede consiste em um conjunto de oficinas no campo da educação empreendedora e da inovação social, voltadas para o crescimento pessoal e para a formação de adolescentes e jovens com habilidade para criar e executar projetos que geram impacto em seus territórios.

Em função dos protocolos de prevenção à Covid-19, o ciclo pedagógico está sendo desenvolvido de forma remota, de modo a atender 200 adolescentes/jovens moradores da Serra, com idade de 14 a 17 anos e 11 meses incompletos. O projeto prevê o financiamento e execução de ideias criadas pelos adolescentes/jovens em seus territórios, com tutoria permanente, formação de redes locais e acompanhamento contínuo dos participantes pela Estação Conhecimento de Serra.

Lab Ideias

Até chegar à fase de seleção de ideias os adolescentes fizeram uma imersão em laboratórios (Lab Ideias), para aprimoramento e desenvolvimento das propostas, com vistas à implementação em seus territórios. Por meio da utilização de ferramentas pedagógicas como Poço dos Desejos, Lupa e Atividade X, os adolescentes tiveram a oportunidade de lapidar suas ideias a partir da compreensão dos desejos do território, da busca e da criação de redes e da estruturação da ação.

Todas as ideias foram baseadas nos ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) -, que foram abordados e trabalhados ao longo do curso. Com a proximidade da data da banca, os adolescentes participaram de bate-papos com profissionais que são referência nas áreas da inovação e empreendedorismo social, bem como com especialistas nos campos da psicologia, arquitetura, pedagogia, assistência social, artes, políticas públicas e educação física, entre outros.

O pedagogo do Projeto Estação em Rede, Ruan Pablo Corrêa Ricardo, observa que o resultado dos primeiros meses de oficina foi produtivo, na medida em que proporcionou aos alunos a elaboração e lapidação de ideias com viabilidade de execução. “Reconhecer as habilidades e potências dos adolescentes, bem como de seus territórios neste período de pandemia, é muito satisfatório. Dar voz e vez aos adolescentes é permitir que eles possam projetar um amanhã melhor para si e para o outro, pois, mesmo com pouca idade, já estão atuando enquanto agentes de transformação em seus territórios, fazendo a diferença por meio de ações como clubes de promoção à leitura, oficinas de empoderamento feminino, oficinas de criatividade para crianças, jornal comunitário, entre outras ideias superpositivas”, comenta Ruan.

O pedagogo lembra que durante o Balcão de Ideias todos os adolescentes participantes do Projeto Estação em Rede tiveram a oportunidade de apresentar as ações idealizadas e lapidadas pelo grupo ao longo do curso. “Ver e acompanhar, juntamente com a equipe do projeto, a redação, estruturação e execução dessas ideias é muito recompensador. É grandioso fazer parte e ver que a Estação Conhecimento cada vez mais possibilita e incentiva essas oportunidades aos adolescentes do município”, completa.

  • Sobre a Estação Conhecimento de Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento de Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

  • Contatos

 Assessoria de Imprensa Estação Conhecimento de Serra
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
[email protected]
[email protected]